domingo, 27 de janeiro de 2013

Estreia 2013: "Dom Bosco educador"


A Estreia 2013 é, como se anunciou na caminhada de preparação ao Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, um convite a conhecer o seu semblante de educador. “Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos Jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade”. Uma ocasião para aprofundar e atualizar o Sistema Preventivo.
Também neste ano o primeiro ato oficial do Reitor-Mor na abertura da Sessão Plenária Estiva, do Conselho Geral, foi a apresentação do tema da Estreia 2013. Explica-nos o conteúdo, as opções de campo e as perspectivas o mesmo P. Pascual Chávez, que relembra uma dúplice exigência: “por um lado, um estudo aprofundado da pedagogia salesiana, para atualizá-la segundo a sensibilidade e as exigências do nosso tempo”; por outro, “fazer nosso o conteúdo e o método da sua oferta educativa e pastoral”.
Uma redescoberta, portanto, do Sistema Preventivo, que considere uma compreensão histórica do método de Dom Bosco e as intuições já presentes na experiência do Oratório da Casa Pinardi, “que serão sucessivamente assumidas na sua valência mais profunda de complexa síntese humanística e cristã”.
“Uma vez corretamente conhecido o passado histórico, é preciso traduzir ao hoje, as grandes intuições e virtualidades do Sistema Preventivo [....] em favor da formação de jovens “novos” do século XXI, chamados a viver e a defrontar-se com uma vastíssima e inédita gama de situações e problemas, em tempos decididamente mudados, sobre os quais as mesmas ciências humanas estão em fase de reflexão e crítica”.
Três as perspectivas indicadas, e brevemente aprofundadas, para iniciar um processo de modernização:
1.    Relançamento do “honesto cidadão” e do “bom cristão”;
2.    Volta aos jovens com maior qualificação;
3.    Educação de coração.
A apresentação do Reitor-Mor é já um válido instrumento de reflexão e trabalho para a comunidade educativo-pastoral e para as várias consultorias territoriais da FS. O texto, de fato, sugere percursos de avaliação que contêm em si atitudes e elementos de 'projetualidade'. A isso se acrescenta, também neste ano, uma primeira indicação daqueles que podem ser os grandes pontos de referência, os empenhos operativos da Estreia 2013.
Como no ano passado, o P. Chávez oferece à FS uma bibliografia de referência: Sistema Preventivo na educação da Juventude, Carta de Roma, Biografias de Domingos Sávio, Miguel Magone, Francisco Besucco, “todos escritos por Dom Bosco que ilustram muito bem tanto a sua experiência educativa quanto as suas opções pedagógicas”.
O texto integral da apresentação da Estreia 2013, estará à disposição no sítio sdb.org.
Fonte: ANS - Roma

Nenhum comentário: