quarta-feira, 28 de julho de 2010

Relatório do XII Encontro Nacional de Ex-Alunos e Ex-Alunas Salesianas em Campo Grande – 8 a 11 de julho de 2010

De norte a sul, de leste a oeste do Brasil chegamos a Campo Grande nos dias 6, 7 e 8 de julho para participar do XII Encontro Nacional de Ex-Alunos e Ex-Alunas Salesianas. O Instituto São José se preparara para receber e acolher as/os 117 participantes deste grande evento. Busca no aeroporto, acolhida calorosa das ex-alunas de Campo Grande e da Ir. Othília Pires dos Santos que não mediram esforços para acolher uma a uma das ex-alunas e Irmãs delegadas que chegavam para o Encontro Nacional. Na tarde do dia 7 até a almoço do dia 8, as Delegadas e Presidentes das Federações brasileiras, juntamente com outras ex-alunas dos conselhos das Federações se empenharam na participação da CNESB(Conferência Nacional de Ex-Alunas Salesianas do Brasil) onde foram tratados vários assuntos de interesse nacional.

Às 17 horas do dia 8 de julho fomos todas e todos para o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora para a abertura do XII Encontro Nacional de Ex-Alunos e Ex-Alunas Salesianas.aproveitamos para tirar várias fotos dos grupos a fim de registrar o evento. Pelas 18h30 Ir. Othília declarou aberta a sessão. Fizeram parte de mesa as autoridades: Ir. Antônia Brioschi, inspetora da inspetoria Imaculada Auxiliadora, Pe Osmar Bezzuti, representante do inspetor salesiano da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, Ir. Maria de Lourdes, diretora do colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Ir. Othília Pires dos Santos, delegada da FS, Cilene Maria Eslebão Silva, presidente da União de Campo Grande.Cada uma destas autoridades se manifestou dizendo palavras de Boas Vindas e votos de que cada participantes fosse um mensageiro do carisma salesiano em sua realidade. A seguir houve uma apresentação de balé de uma das alunas do curso de balé do colégio ao som do brasileirinho. E um grupo de alunas dançou lindamente.Fomos convidadas até uma área coberta para um gostoso jantar ao som de músicas brasileiras.

No dia 9, após o café da manhã, servido às 6 horas fomos passear no centro de recuperação de Animais Silvestres de Campo Grande – CRAS/MS. A natureza do parque ecológico, a grandeza e beleza das árvores e arbustos, o pequeno rio que atravessa o parque, os animais de pequeno e grande porte tudo foi motivo de admiração para todas nós. Logo após fomos de ônibus fazer um turismo rural na fazenda Esmeralda da Cachoeira. Que lugar lindo, organizado e que recepção nos fizeram! Ali almoçamos, conversamos, descansamos nas redes, debaixo das árvores, alguém se molhou na bica, e se divertiu com os animais da fazenda. Pelas 15 horas tomamos o café e nos dirigimos para o Museu do Índio Dom Bosco. Foi um banho de culturas indígena do Mato Grosso com trabalhos dos índios bororos e xavantes, e outros. É interessante notar que 3 Turismólogos da prefeitura municipal de Campo Grande nos acompanharam nestes trajetos. Às 19 horas estávamos chegando ao Instituto São José para o jantar e repouso.

No dia 10 de julho iniciamos do dia com a celebração eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro, SDB, bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande. E por toda a manhã esteve conosco para uma palestra sobre o Projeto de Vida. “O Projeto de Vida é a nossa resposta concreta e programada ao chamado que Deus nos faz para dar sentido, beleza e qualidade à vida. Esta vida humana é preciosa! Ela é um presente a ser: acolhido, agradecido, descoberto, usado, protegido, desabrochado, partilhado... Muitas das participantes compraram o livro de Dom Eduardo sobre o Projeto de Vida e ele, pacientemente, autografou a todos.

Na tarde deste dia, Ir. Vani Alves Moreira, da Inspetoria Madre Mazzarello nos apresentou em Power Point, de um modo suave e profundo, a vida da co-fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora. Maria Domingas Mazzarello, Main para seus familiares, nasceu em Mornese, pequeno povoada do norte da Itália com 723 habitantes. Foi batizada no mesmo dia 9 de maio de 1837. Educada cristãmente pelos seus pais. Na Valponasca viveu sua adolescência e cresceu como verdadeira cristã, orientada pelo Pe Domingos Pestarino que a acompanhou espiritualmente por 27 anos! Sua opção de vida:”Escolhi amar a Deus para sempre!” E o amou na pessoa dos seus familiares, conterrâneos e das Irmãs que com ela fundariam a congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, para fazerem para as jovens mornesinas o que Dom Bosco fazia em Turim para os meninos mais pobres. Ao conhecer Dom Bosco em 1864, Maria Mazzarello sentiu que Dom Bosco era um santo e com ele no dia 5 de agosto de 1872 fundaria o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Terminando Ir. Vani frisou em Madre Mazzarello a Paixão pela vida, por Jesus Cristo e pela juventude. E questionou: O que Santa Maria Mazzarello diz para você, ex-aluna/o? Que sentimento e desejo a vida dela desperta em seu coração? Na noite deste dia fomos à Feira Central para jantar comidas típicas e fazer compras de artigos do Paraguai, Bolívia e do nosso Brasil. Foi muito bom!

O dia 11 começou com uma bela oração da manhã preparada pelas ex-alunas do Recife. Depois, por inspetoria, nos reunimos para fazer a avaliação do Encontro. A Conselheira Confederal Sandra fez algumas comunicações e deixou a palavra livre para que cada uma se expressasse neste final de encontro. Às 11 horas nos dirigimos para a Capela para a celebração eucarística presidida pelo Pe Osmar Bezzuti – delegado Inspetorial da Família Salesiana. Esta celebração foi rica em símbolos e da Palavra de Deus. O almoço foi festivo, com agradecimentos à comunidade do Instituto São José que nos acolheu com carinho, à Ir. Antonia Brioschi que se fez muito presente ao evento, a Ir. Othília que, como abelhinha laboriosa, tudo fez para que o encontro saísse 100% e às ex-alunas e ex-alunos de Campo Grande que marcaram uma presença muito positiva, contribuindo para que tudo ocorresse com tranqüilidade e precisão. E os grupos foram se despedindo e partindo de volta para suas realidades e levando no coração muita saudade e vontade de vivenciar os conteúdos assimilados neste inesquecível XII Encontro Nacional de Ex-Alunos e Ex-Alunas Salesianas.

Ir. Antonia Ponzzo Dutra – Delegada da Família Salesiana na Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte – 7 e 11 de julho de 2010.

Fotos: Rodrigo Gomes

CNESB (Conferência Nacional de Ex-Alunas Salesianas FMA do Brasil) Campo Grande, 7 e 8 de julho de 2010.

Às 14horas do dia 7 de julho, em uma sala do Instituto São José, de Campo Grande, iniciamos a CNESB 2010, com a presença de todas delegadas FMA e Presidentes de ex-alunas das Federações Brasileiras. Também as Inspetoras Ir. Antonia Brioschi, de Campo Grande e Ir. Rosa Idália Pesca, do Rio de Janeiro e presidente da CIB, estavam presentes nesta CNESB. As delegadas presentes: Ir. Maria Luisa Panarotto - Manaus- Laura Vicuña, Ir. Maria Isabel Rabelo - Manaus - Santa Terezinha, Ir. Maria Brígida de Oliveira - Recife - Maria Auxiliadora, Ir. Othília Pires dos Santos - Campo Grande - Imaculada Auxliadora, Ir. Maria Ignez Bicudo Filha - Cuiabá - Nossa Senhora da Paz, Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Belo Horizonte - Madre Mazzarello, Ir. Cecília Jalil Fauza - São Paulo - Santa Catarina de Sena e Ir. Blondina Walchak - Porto Alegre - Nossa Senhora Aparecida. A Conselheira Confederal Sandra Carbonari Fernandes fez uma oração inicial baseada na oração de São Francisco e cedeu a palavra a Ir. Rosa Idália Pesca: "Hoje é o tempo favorável, cada momento devemos estar disponíveis para o que Deus tem a nos falar. Dom Bosco e Madre Mazzarello nos deram os valores que devemos compartilhar para que o mundo seja melhor". Ir. Antonia Brioschi deu as Boas vindas à Inspetoria Imaculada Auxiliadora de Campo Grande a todas e todos os presentes,dizendo:"Com o coração bem aberto recebemos vocês vindos de todas as partes do Brasil. Na liturgia de hoje Jesus chamou cada apóstolo. E aqui somos pessoas chamadas por Deus para uma missão. Deus nos chamou e nós respondemos presente e Ele conta com cada uma de nós. Somos continuadoras do carisma salesiano".
                 A seguir a Conselheira Confederal lembrou o projeto elaborado na CNESB de 2009 e enviado a todas as federações. É necessário que, em base dele, cada federação elabore o seu projeto. O objetivo geral dele é: "Fortalecimento da espiritualidade e fidelidade ao carisma salesiano na missão evangelizadora".                                                 
                  Sandra deu notícias do Encontro Continental de jovens ex-alunas salesianas que será em abril de 2011, no Paraguai, dias 21 a 24. O encontro preparatório deste ano, participado pela Sandra e uma ex-aluna jovem do colégio Santa Inês, foi muito bom. Sandra nos disse que precisamos fazer um esforço para enviar 30 jovens ex-alunos das nossas federações para este I Encontro Continental. Todas percebemos que é urgente o trabalho com os ex-alunos jovens para que tenhamos a continuação do nosso trabalho. A folha com o tema: Juventude Salesiana: sentinelas do amanhã" e a programação do I Encontro Continental de jovens Ex-alunas Salesianas foi entregue a cada delegada para que todas fizéssemos um trabalho intensivo para convocar os/as nossas ex-alunas para que participem da Associação, talvez de um jeito novo que iremos descobrindo em contato com eles.
                 O Cone Sul já faz uma Escola de Líderes para ex-alunos e ex-alunas SDB e FMA, comentou a Sandra. Conversamos sobre a participação de ex-alunos nossos nesta escola. Depois concluímos que seria melhor nos reunirmos para organizar uma Escola de Líderes para nossos ex-alunos e ex-alunas jovens, de acordo com nossa realidade brasileira.
                Recebemos uma tarefa: cada federação vai pesquisar meios e pessoas para organizar os cursos de liderança e mandar o material para Sandra em São Paulo, até o dia 30 de setembro. Após Encontro de Formação para delegados e delegadas de ex-alunas e Família Salesiana, nos dias 6 a 10 de outubro de 2010, nos reuniremos no colégio Santa Inês, no dia 11 de outubro, para sistematizar o trabalho das 9 federações brasileiras.
Foi abordado também o assunto do nosso Estatuto, estudado e elaborado nas CNESBs de 2004 e 2005, chegando a um consenso em 2006. Não existe uma Federação Brasileira e sim, 9 Federações Inspetoriais. Com base na plataforma vinda de Roma, 3ª Assembléia Confederal, cada Federação elaborará seu Estatuto e o enviará a Roma para que os revisores o analisem e ele seja aprovado pelo Conselho Confederal. Depois, cada Federação pode registrar ou não o seu Estatuto. Gessy Cardoso, presidente da Federação de Manaus, mostrou o Estatuto aprovado e registrado e expos a dificuldade e seriedade deste registro em cartório. Muitas das nossas delegadas e presidentes acharam conveniente não registrar em cartório. Assim cada Federação deve ter o seu estatuto baseado na Plataforma vinda do Centro e também o seu Regimento próprio.
                 Quanto à participação na CNESB, no artigo 71 do Estatuto, ele é constituído somente pelas Presidentes e Delegadas das Federações. A Conselheira Confederal emérita Lili Adad confirmou que quando foi fundada a CNESB a participação era restrita. Houve um pequeno debate e a conclusão foi que alguns membros do conselho da federação: presidente, vice-presidente, tesoureira e secretária, devidamente preparadas, poderiam participar da CNESB, sem direito ao voto.A próxima CNESB será em Brasília nos dias 21 a 23 ou 28 a 30 de outubro de 2011.
O XIII Encontro Nacional de Ex-alunas será em Recife, no mês de julho ou na semana que precede a Semana Santa no ano de 2013, isto para que possamos participar do evento em Nova Jerusalém. Ir. Brígida irá sondar a possibilidade desta participação.
A seguir várias federações apresentaram suas atividades do ano de 2009 e 2010. Foi rica esta apresentação e a partilha das atividades abriu horizontes para o comprometimento da/do ex-alun@ na Associação.
Sandra esclareceu também como deve ser feito para que o/a ex-aluno/a associado/a receba sua carteirinha: o pagamento da taxa é de 5 dólares. Cada Presidente e Delegada mandarão para a Itália os nomes dos/das associados/associadas com a taxa paga por cada um/uma. E nos anos seguintes se faz a renovação da carteirinha. Para a 5ª Assembléia Confederal somente o/a ex-aluno/a associado/a, mediante a apresentação da carteirinha, poderá participar da Assembléia.
                 Ficou combinado que a Sandra vai pedir à Ir. Maritza para trazer uma bandeira da Associação e cada Federação ajudará a pagar esta bandeira que acompanhará a Conselheira Confederal do Brasil. Cada Presidente e delegada deverão sondar na sua cidade o preço do disquete da logomarca para fazer a bandeira para que vejamos o que fica mais em conta e assim, cada Federação terá sua bandeira. 
                 No final da manhã do dia 8 fizemos a avaliação da CNESB. Espontaneamente cada participante foi dizendo: Partilha muito boa e a participação também. Estamos de parabéns porque estamos crescendo no relacionamento: cresceu a informação e a união. Quem está acompanhando desde a IV CNESB como a Ir.Maria Ignez, percebeu a caminhada. Ir. Rosa Idália disse: agradecer, parabenizar pela CNESB 2010, a caminhada que fizeram e estão fazendo. O ambiente é familiar e gostoso. A colocação da Lili Adad, que organizou a primeira CNESB, e nesta se faz presente para nos informar como surgiu a CNESB e quem devia participar.  Enfim, a CNESB cumpriu o que se propunha, o relacionamento foi muito fraterno e o clima de família também foi muito bom. Parabéns à Sandra e Ir. Cecília que estiveram à frente desta CNESB!

                              

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Delegada da Família Salesiana na Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte - 7 e 8 de julho de 2010.

Fotos: Rodrigo Gomes