segunda-feira, 8 de março de 2010

Parabéns Mulher!!!

História do 8 de março

91817485_7832 No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Nota: Nossas sinceras homenagens a todas da mulheres!!!

União de Ex-Alunos presta homenagem a Ir. Eunice Grossi

Na celebração Eucarística deste domingo, 07 de março, às 07 hs da manhã na capela do INSA (Colégio das Irmãs). Os Ex-aluno(a)s prestaram homenagem à Ir. Eunice Grossi, que na mesma data em 2000, faleceu em Belo Horizonte.Em sua fala o presidente de honra da União, Rodrigo Gomes, destacou o legado de fé e caridade deixados pela Ir. Eunice, destacando também, que desde de 2005, Ir. Eunice Grossi é a patrona da União de Cachoeira do Campo.

Em seguida, as ex-alunas entraram com um quadro com a foto de Ir. Eunice, que ficou do lado do altar durante toda a celebração. Neste retrato estava escrita uma sintese da vida da homenageada: “Na vida, na arte e na caridade, sempre o amor.”

Nestes dez anos da memória da morte de Ir. Eunice, seus valores e ensinamentos continuam vivos entre nós.

domingo, 7 de março de 2010

Ouro Preto já vive as emoções da Semana Santa

dsc08477 Durante a quaresma, celebração da Via-Sacra e liturgias penitenciais, a partir de temas quaresmais e da CF-2010, na Igreja-Matriz do Pilar e nas Capelas filiais, sempre as terças e quartas-feiras. Às sextas-feiras, Setenário das Dores de Maria
Dias 12, 19, 26 de Fevereiro, 05, 12, 19 e 26 de Março
Na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar – Setenário das Dores de Nossa Senhora, oficiado pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho, ilustre filho desta terra e bispo emérito da Diocese de Oliveira – MG.
- 1ª. dor: “A profecia de Simeão” (Lc 2,25-35) – Pregador: Pe. Luiz Carlos César Ferreira Carneiro
- 2ª. dor: “A fuga para o Egito” (Mt 2,13-14) – Pregador: Pe. Antônio Jesus Vieira
- 3ª. dor: “A perda do menino Jesus” (Lc 2,41-48) – Pregador: Pe. Luís Cláudio Vieira
- 4ª. dor: “O encontro no caminho do calvário” (Lc 23,26-29) – Pregador: Pe. Luizmar Rocha da Silva
- 5ª. dor: “Maria ao pé da cruz (Jo 19,25-27) – Pregador: Pe. Miguel Ângelo Fiorillo
- 6ª. dor: “Jesus é descido da cruz” (Lc 23, 50-53) – Pregador:  Pe. Jean Lúcio de Souza
- 7ª. dor: “Jesus é sepultado” (Jo 19,38-42) – Pregador: Pe. Oldair de Paulo Mateus
Dia 25 de março – Quinta-feira
Os Padres da Forania de Ouro Preto estarão em nossa comunidade paroquial, a partir das 19hs., em disponibilidade para o atendimento individual dos fiéis em confissão.   
Dia 26 de março – Sexta-feira das Dores
Encerramento do Setenário. Procissão do Depósito da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja Nossa Senhora das Mercês E Misericórdia. Canto da Antífona “Inflamatus” (Séc.XIX) – Coral e Orquestra Francisco Gomes da Rocha - Regência Alcindo Alves Filho. Participação da Corporação Musical Senhor Bom Jesus das Flores.
SÁBADO DOS PASSOS - Dia 27 de Março
“Pela vossa Santa cruz, remistes o mundo”
07h – Igreja Matriz do Pilar, Missa e celebração da Via-Sacra
10h – Solene Celebração Eucarística na Catedral De Mariana, presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana e concelebrada pelos padres da Arquidiocese de Mariana. Renovação da Consagração dos sacerdotes, preces pela unidade arquidiocesana e Bênção dos Santos Óleos dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Missas:

17h – Lar São Vicente de Paulo
18h – Igreja Senhor Bom Jesus de Matosinhos
19 horas - Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar – Após a celebração da Santa Missa e meditação feita pelo Revmo. Sr. Pe. José Eudes Campos do Nascimento sobre o “Julgamento de Jesus”, Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos para o Santuário Nossa Senhora Da Conceição. Canto da Antífona “Popule meus” (Séc. XVIII). Coral e Orquestra São Pio X - Regência Geraldo Magela Murta.  Participação da Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos.