domingo, 26 de outubro de 2008

Assembléia Anual da Federação de Ex-Alunas/os da IMM


Aconteceu, no Retiro das Rosas - Cachoeira do Campo-MG, nos dias 11 e 12 de outubro de 2008 a Assembléia Anual da Confederação de Ex-Alunas/os da Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte-MG.
Com a presença de 35 pessoas entre ex-alunas/o e Irmãs delegadas, vindos de Brasília-DF, de Anápolis-GO, de Belo Horizonte-MG, de Cachoeira do Campo-MG, de Contagem-MG, de Ponte Nova-MG e de Silvânia-GO.
A Assembléia teve início ás 10h30, do dia 11 de outubro com intensa programação:
Um reviver e conhecer o trajeto feito pelas participantes das Festas Centenárias da Associação de Ex-Alunas/os e as peregrinações aos lugares de Dom Bosco e Madre Mazzarello (belo CD organizado pelas ex-alunas do Nordeste e apresentado pela Solange Galera; o conhecer e traçar metas para aprofundar e viver as Linhas Diretivas para a América, vindas do Encontro Continental no México em julho de 2007, comentadas pela Ely Fonseca Dutra; uma dança sênior que agradou a todas as idades presentes à Assembléia, duas celebrações eucarísticas presididas pelo Pe Silvério Ivo Gomes, SDB. Um animado sorteio de prendas e bingo como recreação foram momentos de alegria.
No domingo Ir. Antonia Dutra apresentou um pouco a Família Salesiana ao grupo através de slides: os SDB, as FMA, os SSCC e as/os ex-alunas/os FMA, através de power point e um folder contendo os nomes dos 23 grupos oficiais da Família Salesiana.
A Assembléia de 2008 encerrou-se com uma celebração eucarística seguida de um gostoso almoço de confraternização.

Mensagem da Madre ao fim do Capítulo


«Obrigada». Foi assim que, ontem de noite, às 21h, a Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Antonia Colombo, iniciou o seu "Boa-noite" à comunidade da casa geral. «Quando se responde com amor aos empenhos assumidos, às exigências das Irmãs, aos sinais dos tempos, à vontade de Deus» se colhe, mesmo que tenha passado 18 anos, «a leveza de um período bonito e não se tem tempo para olhar o calendário». Porque a busca «da resposta de amor» não permite de pensar em si mesma: simplesmente «se é feliz por fazer aquilo que o Pai pede».Permanece somente «o hoje de Deus» a ser vivido - continua a Madre - «com admiração, reconhecimento, confiança, esperança». Deste modo, «o tempo não é mais aquele do calendário, mas do serviço a Deus. É um tempo pelo qual agradecer a Deus e cantar o nosso magnificat». Aquilo que vivemos «permanece marcando a nossa história».A Madre, com a sua paixão pelo Instituto, a clareza do seu estilo de relação e a simplicidade que a caracteriza, apresentou assim o seu «obrigada a cada uma» das Irmãs. Um obrigada - disse - que «ressoa como uma nota que faz parte da minha vida e por isso o levarei dentro de mim, onde quer que a obediência me chamar». «Em qualquer lugar - recorda a Madre - «poderemos nos encontrar, porque cada dia nos encontraremos no coração de Jesus».Madre Antonia no decorrer do Boa-Noite falou, entre outras coisas, da sua «última» entrega, ou seja, do "envio" das sete missionárias que estão em Roma: quatro para a África, uma para a Ásia, duas para a Europa. Recordou, em seguida, à comunidade que «dentro de uma semana será a festa da nona sucessora de Madre Mazzarello. Estamos aqui para caminhar com ela. Na fé, queremos nos ajudar a viver estes momentos de mudança nos quais Deus, na sua imensa riqueza, muda os rostos, muda os estilos, mas leva adiante o seu desígnio. Estamos dispostas a colaborar com Ele».Enfim, Madre Antonia dirige um augúrio que projeta as Irmãs salesianas rumo a um horizonte sem limite. O augúrio tem sabor de concretude: «Somos filhas de um fundador que teve intuições fortíssimas e que ousou grandes coisas através de pequenos passos. Juntemos as nossas energias. Estejamos entre os jovens com amor. Estes nos revelarão os seus rostos e, junto com eles, estudaremos evangelicamente e salesianamente o que é oportuno fazer».A Madre recorda o «tesouro entre as mãos» das Filhas de Maria Auxiliadora: «a educação». Este «transforma o mundo da concorrência em um mundo de amor partilhado». Dirigiu a cada Irmã o que Dom Bosco em 1875 disse a Dom Giulio Barberis: «Vocês continuarão a obra que eu começo. Eu faço o rascunho, vocês darão as cores. Agora, o germe... façam-no crescer!»O Boa-Noite de Madre Antonia não podia terminar de forma melhor. Até o último momento do seu serviço ao Instituto, ela continuou dirigindo a atenção ao rosto do outro, porque consciente de que, por detrás do rosto do outro, está sempre o rosto de Cristo.

Capítulo elege nova superiora geral das FMA


Foi eleita no dia 24/10 a nova superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora. É Ir. Yvonne Reungoat, que estará à frente do Instituto pelos próximos seis anos

Na manhã de 24/10, a Ir. Ivonne Reungoat foi eleita pelas participantes do Capítulo Geral 22 das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) para ocupar o cargo de Madre Geral do Instituto. Ela, que ocupava anteriormente o cargo de Vigária Geral, sucede à Madre Antonia Colombo e recebe um mandato de seis anos.
O processo de eleição da Madre Geral e do novo Conselho Geral – que é uma das atividades previstas pelo Capítulo – teve início no dia 22/10 com um retiro de discernimento conduzido pelo padre marianista José Maria Arnaiz, o mesmo que participou da caminhada capitular dos salesianos, no primeiro semestre deste ano.
Antes da eleição, o reitor-mor dos salesianos P. Pascual Chávez presidiu a celebração eucarística de invocação ao Espírito Santo, na manhã do dia 24, dedicado na tradição salesiana à lembrança de Nossa Senhora Auxiliadora. Em sua homilia, ele convidou as irmãs a assumirem, com a assistência do Espírito Santo, três atitudes: o da iluminação, “para saber descobrir quem é a eleita do Senhor para conduzir o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora”; o da liberdade de espírito, para saber agir buscando a vontade de Deus; e o da abertura de coração, “para saber acolher com fé e amor aquela que for colocada à frente do Instituto”. Comentou em seguida o artigo 116 das Constituições das FMA, listando os vários aspectos que caracterizam o serviço da autoridade na perspectiva da vida religiosa. Segundo as Constituições,: a superiora geral é chamada a “ser a Mãe”, a ser vínculo de comunhão e centro de unidade, garantia de fidelidade do patrimônio espiritual salesiano, atenta às urgências da Igreja e animadora segundo o espírito de Mornese.
De 25 a 28/10 continua o processo de discernimento e eleição no Conselho Geral para o sexênio 2008-2014. Serão eleitas a Vigária Geral e as Conselheiras dos seis Âmbitos e das 7 regiões em que o Instituto está organizado mundialmente.
O Capítulo Geral é a assembléia mundial das Filhas de Maria Auxiliadora, realizada normalmente a cada seis anos. Além da escolha das irmãs que durante seis anos estarão à frente do Instituto, o Capítulo Geral tem como atribuição debater temas importantes para o Instituto. O Capítulo Geral 22 está sendo realizado na sede mundial das irmãs salesianas em Roma e tem como tema “Chamadas a ser, hoje, sinal e expressão do amor preveniente de Deus”. Aberto no dia 18/09, tem seu término previsto para o dia 15/11.
As Filhas de Maria Auxiliadora, fundadas em 1872 por Dom Bosco e por Madre Maria Domingas Mazzarello, são pouco mais de 14 mil e estão presentes – em diversos tipos de obras educativas, sociais e de evangelização – nos cinco continentes: África-Madagáscar, com 472 presenças; América, com 4.548; Ásia, com 2.286; Europa, com 6.770; Oceania, com 39.