quinta-feira, 25 de março de 2010

AMIC COMPLETA DEZ ANOS HOJE!

No dia 25 de março, a AMIC - Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo - completou 10 anos de fundação. Nesse período, a associação sem fins lucrativos procurou divulgar, defender e preservar o patrimônio histórico e cultural de Cachoeira do Campo, além de incentivar manifestações de cunho cultural e promover a mobilização comunitária.

banneramic A história dessa entidade teve início através do “Projeto de Pesquisa, Divulgação e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Campo”, iniciado em 1996. Tal iniciativa tinha por objetivo estudar a história de Cachoeira do Campo, até então praticamente esquecida. O projeto, ainda em prática, atua principalmente nas escolas, através de um trabalho de educação patrimonial. Todavia, a AMIC só veio a existir, como instituição formalmente registrada, no ano de 2000.

Além deste projeto importante, de cunho sobretudo pedagógico, a AMIC promoveu outras ações nesses 10 anos de existência, por iniciativa própria ou através de parcerias diversas. Dentre estas ações, podemos destacar o apoio ao projeto “Mulheres de Fibra”, encabeçado por um grupo de mulheres da terra.

Com a finalidade de divulgar a memória de nosso distrito foi lançado, por ocasião das comemorações do Tricentenário de Cachoeira do Campo, no dia 20 de abril de 2001, um folder histórico e um cartão telefônico especial/comemorativo. O evento, aliás, foi coberto amplamente pela mídia mineira e brasileira.

No ano passado, a associação foi selecionada para participar da I Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizando quatro ações: o “Cachoeira nas Escolas”; uma audiência em prol da restauração da Capela das Dores; uma palestra sobre a história da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré; e a campanha de arrecadação de fotos e documentos (para criar um acervo digital de livre consulta).

A AMIC está participando de uma campanha de arrecadação de recursos, através de um “Livro de Ouro”, para a reforma da Capela de São Sebastião da Cruz dos Monges, cujo telhado desabou no final do ano passado. Já foram realizadas as obras necessárias de reforço da estrutura e colocação de nova cobertura, mas faltam as outras etapas: acabamento e revitalização da praça da capela. A AMIC também atuou intensamente das discussões e decisões em prol da restauração da Matriz de Nazaré, que neste ano finalmente será restaurada, concretizando antigo sonho.

Um dos objetivos mais sublimes da associação é a implantação de uma biblioteca comunitária. Esta utopia cada vez mais se torna realidade: apesar de não ter local definido para a instalação da biblioteca, várias pessoas e instituições têm doado material para a formação do acervo. Já com um número razoável de livros arrecadados, a campanha segue precisando sempre de sua colaboração, afinal este é um trabalho conjunto de toda comunidade.

Em 2005 a AMIC foi reconhecida, pelos trabalhos realizados, enquanto Utilidade Pública Municipal através da Lei nº 168/2005. No ano de 2009, distinguindo o poder público a importância das ações dessa entidade cachoeirense, a AMIC recebeu o título de associação de Utilidade Pública Estadual através da Lei nº 18.533/2009.

A AMIC está aberta para todos aqueles que queiram contribuir com a nossa terra, através da discussão de nossos problemas atuais ou através da pesquisa de nossa história. Caso tenha interesse em participar ou saber mais sobre a AMIC, visite o nosso blog www.amiccachoeira.blogspot.com ou entre em contato através do e-mail: amic.cachoeira@gmail.com.

Membros da AMIC

segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana Santa 2010: Cachoeira do Campo - MG

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

CF/2010 – Economia e vida: ”Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”

Programação:

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor” thumbs_php (Mt 21, 9)

De 20/03 à 26/03

19:00h – Setenário das Dores na Igreja Matriz

28/03 – Domingo de Ramos

07:30h – Benção e procissão de Ramos saindo da Capela do Bom Despacho e missa na Matriz.

19:00h – Missa na Matriz

29/03 – Segunda - Feira Santa

19:00h – Missa e Procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores para Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

30/03 – Terça-Feira Santa

19:00h – Missa e procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para a Capela do Senhor dos Passos (Santa Rita).

31/03 – Quarta-Feira Santa

19:00h – Missa. Em seguida, procissão e sermão do encontro na Praça Benedito Xavier.

01/04 – Quinta-Feira Santa

20h _ Missa vespertina da Santa Ceia do Senhor, cerimônia do lava-pés . Transladação do Santíssimo Sacramento e Adoração até à meia-noite.

02/04 – Sexta-Feira Santa

06:00h – Via sacra na rua. Concentração: Praça da Matriz.

15:00h – Ação Litúrgica e Adoração da cruz.

18:30h – Encenação da Paixão e Morte de Jesus, sermão do descendimento. Local: Praça da Matriz. Em seguida, procissão do Senhor Morto.

03/04 – Sábado Santo

22h – Celebração da Vigília Pascal

04/04 – Domingo da Ressurreição

07:30h – Missa e Procissão da Ressurreição

19:00h – Missa na Matriz

Notas:

CONFISSÕES

  • Conforme orientação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico não será realizada confissão comunitária
  • No Setor de Cachoeira de Campo será realizada a confissão individual na Igreja Matriz, de segunda a Quarta-feira, de 09:00h às 11:30h e de 15:00h às 17:00h.

OBSERVAÇÕES:

  • Pedimos aos fiéis que tragam vela para a celebração da Vigília Pascal e para as procissões;
  • Contaremos com a presença das irmãs da Congregação do Cenáculo e do Seminarista José Henrique;
  • Nossa Semana Santa será abrilhantada pelas Bandas: Banda Euterpe Cachoeirense, Sociedade Musical União Social, Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva;
  • Exorto a cada pessoa que se esforce por viver bem esta Semana de grande oração e reflexão da Paixão do Senhor. Que aprendamos com Ele a resignação e humildade do servo que foi obediente até a morte e morte de cruz;
  • Por intercessão de Nossa Senhora das Dores, fazemos chegar a Deus nossa prece de louvor e gratidão pelas pessoas que doaram um pouco de si para a realização desta semana santa. Deus derrame copiosas bênçãos sobre todos!

Aos paroquianos votos de Feliz Páscoa!

Pelo Conselho Paroquial de Pastoral

Pe. Oldair de Paulo Mateus – Pároco

Pe. Jean Lúcio de Souza- Vigário