domingo, 26 de outubro de 2008

Capítulo elege nova superiora geral das FMA


Foi eleita no dia 24/10 a nova superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora. É Ir. Yvonne Reungoat, que estará à frente do Instituto pelos próximos seis anos

Na manhã de 24/10, a Ir. Ivonne Reungoat foi eleita pelas participantes do Capítulo Geral 22 das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) para ocupar o cargo de Madre Geral do Instituto. Ela, que ocupava anteriormente o cargo de Vigária Geral, sucede à Madre Antonia Colombo e recebe um mandato de seis anos.
O processo de eleição da Madre Geral e do novo Conselho Geral – que é uma das atividades previstas pelo Capítulo – teve início no dia 22/10 com um retiro de discernimento conduzido pelo padre marianista José Maria Arnaiz, o mesmo que participou da caminhada capitular dos salesianos, no primeiro semestre deste ano.
Antes da eleição, o reitor-mor dos salesianos P. Pascual Chávez presidiu a celebração eucarística de invocação ao Espírito Santo, na manhã do dia 24, dedicado na tradição salesiana à lembrança de Nossa Senhora Auxiliadora. Em sua homilia, ele convidou as irmãs a assumirem, com a assistência do Espírito Santo, três atitudes: o da iluminação, “para saber descobrir quem é a eleita do Senhor para conduzir o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora”; o da liberdade de espírito, para saber agir buscando a vontade de Deus; e o da abertura de coração, “para saber acolher com fé e amor aquela que for colocada à frente do Instituto”. Comentou em seguida o artigo 116 das Constituições das FMA, listando os vários aspectos que caracterizam o serviço da autoridade na perspectiva da vida religiosa. Segundo as Constituições,: a superiora geral é chamada a “ser a Mãe”, a ser vínculo de comunhão e centro de unidade, garantia de fidelidade do patrimônio espiritual salesiano, atenta às urgências da Igreja e animadora segundo o espírito de Mornese.
De 25 a 28/10 continua o processo de discernimento e eleição no Conselho Geral para o sexênio 2008-2014. Serão eleitas a Vigária Geral e as Conselheiras dos seis Âmbitos e das 7 regiões em que o Instituto está organizado mundialmente.
O Capítulo Geral é a assembléia mundial das Filhas de Maria Auxiliadora, realizada normalmente a cada seis anos. Além da escolha das irmãs que durante seis anos estarão à frente do Instituto, o Capítulo Geral tem como atribuição debater temas importantes para o Instituto. O Capítulo Geral 22 está sendo realizado na sede mundial das irmãs salesianas em Roma e tem como tema “Chamadas a ser, hoje, sinal e expressão do amor preveniente de Deus”. Aberto no dia 18/09, tem seu término previsto para o dia 15/11.
As Filhas de Maria Auxiliadora, fundadas em 1872 por Dom Bosco e por Madre Maria Domingas Mazzarello, são pouco mais de 14 mil e estão presentes – em diversos tipos de obras educativas, sociais e de evangelização – nos cinco continentes: África-Madagáscar, com 472 presenças; América, com 4.548; Ásia, com 2.286; Europa, com 6.770; Oceania, com 39.

Nenhum comentário: