sábado, 18 de outubro de 2008

POR QUE FMA???


NÓS, AS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA
Somos “monumento vivo” da gratidão de Dom Bosco e Maria. Vivemos em comunidade a serviço da educação da juventude no nosso jeito de ser salesianas.Venha também você dizer sim e faça parte desta família que é toda de Maria. Traga o seu entusiasmo, sua alegria, sua vida. Juntas, unindo nossas forças e vivendo do mesmo ideal, seremos expressão do amor de Deus, sendo missionárias junto à juventude.

História FMA
As Irmãs Salesianas constituem uma família religiosa nascida do coração de Dom Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello. Um autor contemporâneo identificou a fundadora como um testemunho constante da alegria. Mas, atenção, diz o escritor, a sua vida foi uma luta, e a alegria foi a arma que usou contra a hipocrisia, o espírito permissivo, os horizontes medíocres, as limitações. Alegria para ela era igual a lucidez, igual a coragem.

Justamente deste tronco forte, nasce e se expande a grande família de mulheres que de “camponesas” se fizeram rapidamente capazes de ultrapassar as distâncias.
Quando a co-fundadora Maria Domingas Mazzarello morreu, em 1881, sua família religiosa tinha apenas 9 anos de história, no entanto as Salesianas já estavam espalhadas pela Itália, acolhidas na França e projetadas em direção à longínqua América Latina.

Dois sonhos e uma realidade

Na raiz deste mistério de vitalidade feminina, está um apelo que duas vezes foi feito a Dom Bosco em sonho. Apareceu-lhe uma linda mulher que, diante de um grupo de meninas abandonadas em uma praça de Turim, disse-lhe: “Cuide delas, são minhas filhas.”Ao mesmo tempo, Maria Mazzarello, em Mornese, enquanto caminhava por uma ruazinha da aldeia, viu diante de si uma grande construção e muitas meninas que brincavam. Uma voz lhe disse: “A ti as confio!”. À distância, dois sinais e uma idêntica mensagem: também as meninas e as jovens deveriam ter um ambiente educativo, como já o tinham os meninos em Valdocco.Foi assim que, no dia 5 de agosto de 1872, pronunciaram o seu “sim” como Maria, para serem “auxiliadoras” sobretudo entre as jovens.As Salesianas chamam-se “Filhas de Maria Auxiliadora” porque foi a Virgem que revelou a Dom Bosco a vontade de Deus com relação a esta nova presença na Igreja e, exatamente por isso, o Santo repetia: “Vocês pertencem a uma congregação que é toda de Maria”.

Fonte: cgfmanet.org

Nenhum comentário: