quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz 2011!!!

[link=http://www.recadoscomglitter.com] [/link]

[b]Mais recados? http://www.recadoscomglitter.com[/b]

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS E UM FELIZ NATAL !!!

cartãodenatal2010

São os votos sinceros do Grupo RCG Comunicação e Empreendimentos Culturais

terça-feira, 16 de novembro de 2010

IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES É TOMBADA

igrejadores1 A Igreja de Nossa Senhora das Dores (1761) em Cachoeira do Campo obteve aprovação de seu tombamento no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto, no último dia 09 de novembro. A AMIC (Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo) que tem participação no conselho foi a proponente da ação, lembrando que desde 1999 os fundadores da AMIC, já reivindicavam o instrumento legal, quando a igreja corria o risco da retirada irresponsável do seu piso de lajotas de barro e as balaustradas de sua nave.

O tombamento à nível municipal traz a possibilidade do poder público e a sociedade a oportunidade de manter a preservação do monumento, que a ter a sua importância histórica e cultural reconhecida.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE TOMBAMENTO DA IGREJA DAS DORES

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE TOMBAMENTO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES EM CACHOEIRA DO CAMPO OURO PRETO – MG

igreja

A Secretaria Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto, convidam a comunidade cachoeirense, especialmente moradores dos Bairros Dores e Santa Luzia, para participarem de uma audiência pública onde discutiremos o tombamento como patrimônio municipal da Igreja de Nossa Senhora das Dores (1761), o funcionamento do processo e as implicações para a comunidade que habita o seu entorno.

Data: 14 de Outubro de 2010, quinta – feira

Horário: 18 horas

Local: Igreja de Nossa Senhora das Dores

Não deixe de participar e traga sua família!

Apoio Cultural:

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

AMIC – Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

16 de Junho, natividade de Dom Bosco

SÃO JOÃO BOSCO
dombosco4 é um dos Santos mais populares da Igreja e do mundo. Foi sua missão específica a educação cristã da juventude, num tempo em que essa porção da sociedade humana começava a ser atacada por novos e perigosos inimigos.

Para o desempenho da sua missão salvadora, jamais o Céu lhe faltou com extraordinários dotes humanos e sobrenaturais.

João Bosco nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora chama-se Castelnuovo Dom Bosco) a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.

Mesmo diante de todas as dificuldades, João Bosco nunca desistiu. Durante um tempo foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Prestou toda a espécie de serviços. Foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, ainda nos tempos livres, estudava música.

Queria vivamente ser sacerdote. Dizia: "Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles". A Divina Providência atendeu os seus anseios. Em 1835 entrou para o seminário de Chieri.

Ordenado Sacerdote a 5 de junho de 1841, principiou logo a dar provas do seu zelo apostólico, sob a direção de São José Cafasso, seu confessor. No dia 8 de dezembro desse mesmo ano, iniciou o seu apostolado juvenil em Turim, catequizando um humilde rapaz de nome Bartolomeu Garelli. Começava assim a obra dos Oratórios Festivos, destinada, em tempos difíceis, a preservar da ignorância religiosa e da corrupção, especialmente os filhos do povo.

Em 1846 estabeleceu-se definitivamente em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório de São Francisco de Sales. Ao Oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio, um internato etc. Em 1855 deu o nome de Salesianos aos seus colaboradores. Em 1859 fundou com os seus jovens salesianos a Sociedade ou Congregação Salesiana.

Com a ajuda de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou em 1872 o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação da juventude feminina. Em 1875 enviou a primeira turma de seus missionários para a América do Sul.

Foi ele quem mandou os salesianos para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói, primeira casa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Criou ainda a Associação dos Cooperadores Salesianos. Prodígio da Providência divina, a Obra de Dom Bosco é toda ela um poema de fé e caridade. Consumido pelo trabalho, fechou o ciclo de sua vida terrena aos 72 anos de idade, a 31 de janeiro de 1888, deixando a Congregação Religiosa Salesiana espalhada por diversos países da Europa e da América.

Se em vida foi honrado e admirado, muito mais o foi depois da morte. O seu nome de taumaturgo, de renovador do Sistema Preventivo na educação da juventude, de defensor intrépido da Igreja Católica e de apóstolo da Virgem Auxiliadora se espalhou pelo mundo inteiro e ganhou o coração dos povos. Pio XI, que o conheceu e gozou da sua amizade, canonizou-o na Páscoa de 1934.

Apesar dos anos que separam os dias de hoje do tempo em que viveu Dom Bosco, seu amor pelos jovens, sua dedicação e sua herança pedagógica vêm sendo transmitidos por homens e mulheres no mundo inteiro.

Hoje Dom Bosco se destaca na história como o grande santo Mestre e Pai da Juventude.
Embora tenha feito repercutir pelo mundo o seu carisma e o sistema preventivo de salesiano, que é baseado na Razão, na Religião e na Bondade, Dom Bosco permaneceu durante toda a sua vida em Turim, na Itália. Dedicou-se como ninguém pelo bem-estar de muitos jovens, na maioria órfãos, que vinham do campo para a cidade em busca de emprego e acabavam sendo explorados por empregadores interessados em mão-de-obra barata ou na rua passando fome e convivendo com o crime.

Com atitudes audaciosas, pontuadas por diversas inovações, Dom Bosco revolucionou no seu tempo o modelo de ser padre, sempre contando com o apoio e a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora. Aliás, o sacerdote sempre considerou como essencial na educação dos jovens a devoção à Maria.

Dom Bosco ficou muito famoso pelas frases que usava com os meninos do oratório e com os padres e irmãs que o ajudavam. Embora tenham sido criadas no século passado, essas frases, ainda hoje, são atuais e ricas de sabedoria. Elas demonstram o imenso carinho que Dom Bosco tinha pelos jovens.

Entre alguns exemplos, "Basta que sejam jovens para que eu vos ame.", "Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens.", "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele", "Ganhai o coração dos jovens por meio do amor", "A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos."

que sejam jovens para que eu vos ame.", "Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens.", "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele", "Ganhai o coração dos jovens por meio do amor", "A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos."

O método de apostolado de Dom Bosco era o de partilhar em tudo a vida dos jovens; para isto no concreto abriu escolas de alfabetização, artesanato, casas de hospedagem, campos de diversão para os jovens com catequese e orientação profissional; foi por isso a Igreja reza: "Deus suscitou São João Bosco para dar à juventude um mestre e um pai".

De estatura atlética, memória incomum, inclinado à música e a arte, Dom Bosco tinha uma linguagem fácil, espírito de liderança e ótimo escritor. Este grande apóstolo da juventude foi elevado para o céu em 31 de janeiro de 1888 na cidade de Turim; a causa foi o outros, já que afirmava ter sido colocado neste mundo para os outros.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Relatório do XII Encontro Nacional de Ex-Alunos e Ex-Alunas Salesianas em Campo Grande – 8 a 11 de julho de 2010

De norte a sul, de leste a oeste do Brasil chegamos a Campo Grande nos dias 6, 7 e 8 de julho para participar do XII Encontro Nacional de Ex-Alunos e Ex-Alunas Salesianas. O Instituto São José se preparara para receber e acolher as/os 117 participantes deste grande evento. Busca no aeroporto, acolhida calorosa das ex-alunas de Campo Grande e da Ir. Othília Pires dos Santos que não mediram esforços para acolher uma a uma das ex-alunas e Irmãs delegadas que chegavam para o Encontro Nacional. Na tarde do dia 7 até a almoço do dia 8, as Delegadas e Presidentes das Federações brasileiras, juntamente com outras ex-alunas dos conselhos das Federações se empenharam na participação da CNESB(Conferência Nacional de Ex-Alunas Salesianas do Brasil) onde foram tratados vários assuntos de interesse nacional.

Às 17 horas do dia 8 de julho fomos todas e todos para o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora para a abertura do XII Encontro Nacional de Ex-Alunos e Ex-Alunas Salesianas.aproveitamos para tirar várias fotos dos grupos a fim de registrar o evento. Pelas 18h30 Ir. Othília declarou aberta a sessão. Fizeram parte de mesa as autoridades: Ir. Antônia Brioschi, inspetora da inspetoria Imaculada Auxiliadora, Pe Osmar Bezzuti, representante do inspetor salesiano da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, Ir. Maria de Lourdes, diretora do colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Ir. Othília Pires dos Santos, delegada da FS, Cilene Maria Eslebão Silva, presidente da União de Campo Grande.Cada uma destas autoridades se manifestou dizendo palavras de Boas Vindas e votos de que cada participantes fosse um mensageiro do carisma salesiano em sua realidade. A seguir houve uma apresentação de balé de uma das alunas do curso de balé do colégio ao som do brasileirinho. E um grupo de alunas dançou lindamente.Fomos convidadas até uma área coberta para um gostoso jantar ao som de músicas brasileiras.

No dia 9, após o café da manhã, servido às 6 horas fomos passear no centro de recuperação de Animais Silvestres de Campo Grande – CRAS/MS. A natureza do parque ecológico, a grandeza e beleza das árvores e arbustos, o pequeno rio que atravessa o parque, os animais de pequeno e grande porte tudo foi motivo de admiração para todas nós. Logo após fomos de ônibus fazer um turismo rural na fazenda Esmeralda da Cachoeira. Que lugar lindo, organizado e que recepção nos fizeram! Ali almoçamos, conversamos, descansamos nas redes, debaixo das árvores, alguém se molhou na bica, e se divertiu com os animais da fazenda. Pelas 15 horas tomamos o café e nos dirigimos para o Museu do Índio Dom Bosco. Foi um banho de culturas indígena do Mato Grosso com trabalhos dos índios bororos e xavantes, e outros. É interessante notar que 3 Turismólogos da prefeitura municipal de Campo Grande nos acompanharam nestes trajetos. Às 19 horas estávamos chegando ao Instituto São José para o jantar e repouso.

No dia 10 de julho iniciamos do dia com a celebração eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro, SDB, bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande. E por toda a manhã esteve conosco para uma palestra sobre o Projeto de Vida. “O Projeto de Vida é a nossa resposta concreta e programada ao chamado que Deus nos faz para dar sentido, beleza e qualidade à vida. Esta vida humana é preciosa! Ela é um presente a ser: acolhido, agradecido, descoberto, usado, protegido, desabrochado, partilhado... Muitas das participantes compraram o livro de Dom Eduardo sobre o Projeto de Vida e ele, pacientemente, autografou a todos.

Na tarde deste dia, Ir. Vani Alves Moreira, da Inspetoria Madre Mazzarello nos apresentou em Power Point, de um modo suave e profundo, a vida da co-fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora. Maria Domingas Mazzarello, Main para seus familiares, nasceu em Mornese, pequeno povoada do norte da Itália com 723 habitantes. Foi batizada no mesmo dia 9 de maio de 1837. Educada cristãmente pelos seus pais. Na Valponasca viveu sua adolescência e cresceu como verdadeira cristã, orientada pelo Pe Domingos Pestarino que a acompanhou espiritualmente por 27 anos! Sua opção de vida:”Escolhi amar a Deus para sempre!” E o amou na pessoa dos seus familiares, conterrâneos e das Irmãs que com ela fundariam a congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, para fazerem para as jovens mornesinas o que Dom Bosco fazia em Turim para os meninos mais pobres. Ao conhecer Dom Bosco em 1864, Maria Mazzarello sentiu que Dom Bosco era um santo e com ele no dia 5 de agosto de 1872 fundaria o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Terminando Ir. Vani frisou em Madre Mazzarello a Paixão pela vida, por Jesus Cristo e pela juventude. E questionou: O que Santa Maria Mazzarello diz para você, ex-aluna/o? Que sentimento e desejo a vida dela desperta em seu coração? Na noite deste dia fomos à Feira Central para jantar comidas típicas e fazer compras de artigos do Paraguai, Bolívia e do nosso Brasil. Foi muito bom!

O dia 11 começou com uma bela oração da manhã preparada pelas ex-alunas do Recife. Depois, por inspetoria, nos reunimos para fazer a avaliação do Encontro. A Conselheira Confederal Sandra fez algumas comunicações e deixou a palavra livre para que cada uma se expressasse neste final de encontro. Às 11 horas nos dirigimos para a Capela para a celebração eucarística presidida pelo Pe Osmar Bezzuti – delegado Inspetorial da Família Salesiana. Esta celebração foi rica em símbolos e da Palavra de Deus. O almoço foi festivo, com agradecimentos à comunidade do Instituto São José que nos acolheu com carinho, à Ir. Antonia Brioschi que se fez muito presente ao evento, a Ir. Othília que, como abelhinha laboriosa, tudo fez para que o encontro saísse 100% e às ex-alunas e ex-alunos de Campo Grande que marcaram uma presença muito positiva, contribuindo para que tudo ocorresse com tranqüilidade e precisão. E os grupos foram se despedindo e partindo de volta para suas realidades e levando no coração muita saudade e vontade de vivenciar os conteúdos assimilados neste inesquecível XII Encontro Nacional de Ex-Alunos e Ex-Alunas Salesianas.

Ir. Antonia Ponzzo Dutra – Delegada da Família Salesiana na Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte – 7 e 11 de julho de 2010.

Fotos: Rodrigo Gomes

CNESB (Conferência Nacional de Ex-Alunas Salesianas FMA do Brasil) Campo Grande, 7 e 8 de julho de 2010.

Às 14horas do dia 7 de julho, em uma sala do Instituto São José, de Campo Grande, iniciamos a CNESB 2010, com a presença de todas delegadas FMA e Presidentes de ex-alunas das Federações Brasileiras. Também as Inspetoras Ir. Antonia Brioschi, de Campo Grande e Ir. Rosa Idália Pesca, do Rio de Janeiro e presidente da CIB, estavam presentes nesta CNESB. As delegadas presentes: Ir. Maria Luisa Panarotto - Manaus- Laura Vicuña, Ir. Maria Isabel Rabelo - Manaus - Santa Terezinha, Ir. Maria Brígida de Oliveira - Recife - Maria Auxiliadora, Ir. Othília Pires dos Santos - Campo Grande - Imaculada Auxliadora, Ir. Maria Ignez Bicudo Filha - Cuiabá - Nossa Senhora da Paz, Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Belo Horizonte - Madre Mazzarello, Ir. Cecília Jalil Fauza - São Paulo - Santa Catarina de Sena e Ir. Blondina Walchak - Porto Alegre - Nossa Senhora Aparecida. A Conselheira Confederal Sandra Carbonari Fernandes fez uma oração inicial baseada na oração de São Francisco e cedeu a palavra a Ir. Rosa Idália Pesca: "Hoje é o tempo favorável, cada momento devemos estar disponíveis para o que Deus tem a nos falar. Dom Bosco e Madre Mazzarello nos deram os valores que devemos compartilhar para que o mundo seja melhor". Ir. Antonia Brioschi deu as Boas vindas à Inspetoria Imaculada Auxiliadora de Campo Grande a todas e todos os presentes,dizendo:"Com o coração bem aberto recebemos vocês vindos de todas as partes do Brasil. Na liturgia de hoje Jesus chamou cada apóstolo. E aqui somos pessoas chamadas por Deus para uma missão. Deus nos chamou e nós respondemos presente e Ele conta com cada uma de nós. Somos continuadoras do carisma salesiano".
                 A seguir a Conselheira Confederal lembrou o projeto elaborado na CNESB de 2009 e enviado a todas as federações. É necessário que, em base dele, cada federação elabore o seu projeto. O objetivo geral dele é: "Fortalecimento da espiritualidade e fidelidade ao carisma salesiano na missão evangelizadora".                                                 
                  Sandra deu notícias do Encontro Continental de jovens ex-alunas salesianas que será em abril de 2011, no Paraguai, dias 21 a 24. O encontro preparatório deste ano, participado pela Sandra e uma ex-aluna jovem do colégio Santa Inês, foi muito bom. Sandra nos disse que precisamos fazer um esforço para enviar 30 jovens ex-alunos das nossas federações para este I Encontro Continental. Todas percebemos que é urgente o trabalho com os ex-alunos jovens para que tenhamos a continuação do nosso trabalho. A folha com o tema: Juventude Salesiana: sentinelas do amanhã" e a programação do I Encontro Continental de jovens Ex-alunas Salesianas foi entregue a cada delegada para que todas fizéssemos um trabalho intensivo para convocar os/as nossas ex-alunas para que participem da Associação, talvez de um jeito novo que iremos descobrindo em contato com eles.
                 O Cone Sul já faz uma Escola de Líderes para ex-alunos e ex-alunas SDB e FMA, comentou a Sandra. Conversamos sobre a participação de ex-alunos nossos nesta escola. Depois concluímos que seria melhor nos reunirmos para organizar uma Escola de Líderes para nossos ex-alunos e ex-alunas jovens, de acordo com nossa realidade brasileira.
                Recebemos uma tarefa: cada federação vai pesquisar meios e pessoas para organizar os cursos de liderança e mandar o material para Sandra em São Paulo, até o dia 30 de setembro. Após Encontro de Formação para delegados e delegadas de ex-alunas e Família Salesiana, nos dias 6 a 10 de outubro de 2010, nos reuniremos no colégio Santa Inês, no dia 11 de outubro, para sistematizar o trabalho das 9 federações brasileiras.
Foi abordado também o assunto do nosso Estatuto, estudado e elaborado nas CNESBs de 2004 e 2005, chegando a um consenso em 2006. Não existe uma Federação Brasileira e sim, 9 Federações Inspetoriais. Com base na plataforma vinda de Roma, 3ª Assembléia Confederal, cada Federação elaborará seu Estatuto e o enviará a Roma para que os revisores o analisem e ele seja aprovado pelo Conselho Confederal. Depois, cada Federação pode registrar ou não o seu Estatuto. Gessy Cardoso, presidente da Federação de Manaus, mostrou o Estatuto aprovado e registrado e expos a dificuldade e seriedade deste registro em cartório. Muitas das nossas delegadas e presidentes acharam conveniente não registrar em cartório. Assim cada Federação deve ter o seu estatuto baseado na Plataforma vinda do Centro e também o seu Regimento próprio.
                 Quanto à participação na CNESB, no artigo 71 do Estatuto, ele é constituído somente pelas Presidentes e Delegadas das Federações. A Conselheira Confederal emérita Lili Adad confirmou que quando foi fundada a CNESB a participação era restrita. Houve um pequeno debate e a conclusão foi que alguns membros do conselho da federação: presidente, vice-presidente, tesoureira e secretária, devidamente preparadas, poderiam participar da CNESB, sem direito ao voto.A próxima CNESB será em Brasília nos dias 21 a 23 ou 28 a 30 de outubro de 2011.
O XIII Encontro Nacional de Ex-alunas será em Recife, no mês de julho ou na semana que precede a Semana Santa no ano de 2013, isto para que possamos participar do evento em Nova Jerusalém. Ir. Brígida irá sondar a possibilidade desta participação.
A seguir várias federações apresentaram suas atividades do ano de 2009 e 2010. Foi rica esta apresentação e a partilha das atividades abriu horizontes para o comprometimento da/do ex-alun@ na Associação.
Sandra esclareceu também como deve ser feito para que o/a ex-aluno/a associado/a receba sua carteirinha: o pagamento da taxa é de 5 dólares. Cada Presidente e Delegada mandarão para a Itália os nomes dos/das associados/associadas com a taxa paga por cada um/uma. E nos anos seguintes se faz a renovação da carteirinha. Para a 5ª Assembléia Confederal somente o/a ex-aluno/a associado/a, mediante a apresentação da carteirinha, poderá participar da Assembléia.
                 Ficou combinado que a Sandra vai pedir à Ir. Maritza para trazer uma bandeira da Associação e cada Federação ajudará a pagar esta bandeira que acompanhará a Conselheira Confederal do Brasil. Cada Presidente e delegada deverão sondar na sua cidade o preço do disquete da logomarca para fazer a bandeira para que vejamos o que fica mais em conta e assim, cada Federação terá sua bandeira. 
                 No final da manhã do dia 8 fizemos a avaliação da CNESB. Espontaneamente cada participante foi dizendo: Partilha muito boa e a participação também. Estamos de parabéns porque estamos crescendo no relacionamento: cresceu a informação e a união. Quem está acompanhando desde a IV CNESB como a Ir.Maria Ignez, percebeu a caminhada. Ir. Rosa Idália disse: agradecer, parabenizar pela CNESB 2010, a caminhada que fizeram e estão fazendo. O ambiente é familiar e gostoso. A colocação da Lili Adad, que organizou a primeira CNESB, e nesta se faz presente para nos informar como surgiu a CNESB e quem devia participar.  Enfim, a CNESB cumpriu o que se propunha, o relacionamento foi muito fraterno e o clima de família também foi muito bom. Parabéns à Sandra e Ir. Cecília que estiveram à frente desta CNESB!

                              

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Delegada da Família Salesiana na Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte - 7 e 8 de julho de 2010.

Fotos: Rodrigo Gomes

sábado, 5 de junho de 2010

Cachoeira do Campo recebeu as relíquias de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marilac

Cachoeira do Campo recebeu com muito carinho as relíquias de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marilac. As relíquias chegaram na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré por volta das 8 horas da manhã do dia 05, sábado, o Conselho Particular Nossa Senhora de Nazaré fez a introdução referente ao motivo daquela visita. Em seguida, deu-se início à Celebração Eucarística presidia pelo Pe. Jean Lúcio de Souza, até então vigário paroquial e após a benção final, as relíquias foram incensadas e ficaram à disposição dos fiéis para veneração. Em seguida foram conduzidas para a Paróquia de São Gonçalo em Amarantina.são vicente e santa luiza

São Vicente e Santa Luiza são considerados os “Pais da Caridade” por terem vivido fazendo o bem ao próximo e testemunhado o amor de Deus entre os homens e 
as relíquias são parte do corpo de um santo ou de um objeto que lhe pertenceu. As relíquias de São Vicente de Paulo e de Santa Luíza de Marilac constituem de uma gota de sangue e de fragmentos de ossos, respectivamente. Ficam à exposição em relicários e, venerados pelos fieis, servem à reflexão de como temos vivido nossas vidas e do que precisamos e podemos fazer para sermos pessoas melhores a cada dia.
Que São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marilac proteja nossa paróquia, nossa Família Vicentina, e nos ajude a sermos missionários, levando o amor de Jesus a todos, em todos os lugares.

relíquiassãovicente05_06_2010 095 relíquiassãovicente05_06_2010 085 relíquiassãovicente05_06_2010 088 relíquiassãovicente05_06_2010 090

Rodrigo Gomes - Presidente da AMIC www.guiacachoeiradocampo.com.br

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cachoeira do Campo celebrou o Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 3 de junho, às 07h30min houve Celebração Eucarística, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, Pe. Oldair Mateus, seguida da procissão com o Santíssimo Sacramento com bênção final na Igreja Matriz. A procissão percorreu as principais ruas do centro histórico da cidade que foram ornamentadas pelos tradicionais tapetes de serragem e foi acompanhada pelos movimentos e pastorais da Igreja e das centenárias bandas de Cachoeira do Campo, a Banda Euterpe Cachoeirense e Sociedade Musical União Social. .

03_06_2010 125 03_06_2010 119 03_06_2010 121 03_06_2010 123

Texto/Fotos: Rodrigo Gomes/guiacachoeiradocampo.com.br

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ir. Antônia Ponzzo visita União de Cachoeira do Campo

Num clima de muita alegria, no último domingo dia 30 de maio, a União Irmã Eunice Grossi de Cachoeira do Campo recebeu a visita da Ir. Antônia Ponzzo, delegada da Federação na Inspetoria Madre Mazzarelo no acompanhamento aos ex-aluno(a)s e responsável pela animação da família salesiana.

Após a acolhida e a oração, Ir. Antônia apresentou o video sobre a estréia 2010, onde o reitor-mor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez. O documentário destaca o compromisso missionário que é proposto à toda a família salesiana.

Ao final do encontro foi feita a partilha de um delicioso lanche e o clima de alegria e confraternização esteve presente. Obrigado pela visita Ir. Antônia.

58670 58665 58666 58667 58668 58669

Fotos: Ir. Antônia Ponzzo e Rodrigo Gomes

terça-feira, 1 de junho de 2010

Cachoeira e a programação do Dia de Corpus Christi

O Setor de Cachoeira do Campo, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, realiza nesta semana o Tríduo preparatório para as festividades de Corpus Christi. Acompanhe a programação:

corpus-christi Dia 31 de Maio- Segunda-feira:

17h- Exposição Solene do Santíssimo Sacramento

17:30h- Ofício das Vésperas

18h- Meditação do Terço (Participação: Apostolado da Oração e Catequese)

19h- Celebração Eucarística. Logo após, adoração ao Santíssimo Sacramento até às 21:30h.

21:30h- Benção do Santíssimo Sacramento.

Dia 1º de Junho- Terça-feira:

17h- Exposição Solene do Santíssimo Sacramento

17:30h- Ofício das Vésperas

18h- Meditação do Terço (Participação: Filhos (as) de Maria)

19h- Celebração Eucarística. Logo após, adoração ao Santíssimo Sacramento até às 21:30h.

21:30h- Benção do Santíssimo Sacramento.

Dia 02 de Junho- Quarta-feira:

17h- Exposição Solene do Santíssimo Sacramento

17:30h- Ofício das Vésperas

18h- Meditação do Terço (Participação: Grupos de Reflexão, Pastoral Familiar e Irmandade do Santíssimo)

19h- Celebração Eucarística. Logo após, adoração ao Santíssimo Sacramento até às 21:30h.

21:30h- Benção do Santíssimo Sacramento.

Dia 03 de Junho- Quinta-feira: (Corpus Christi)

07:30h- Celebração Eucarística. Logo após, procissão e benção do Santíssimo Sacramento.

Nota.: Participação da Banda Euterpe Cachoeirense e Sociedade Musical União Social.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

EQUIPE DO PROGRAMA VIAÇÃO CIPÓ VISITA CACHOEIRA DO CAMPO

viacao_cipo A equipe do programa Viação Cipó da TV Alterosa esteve em Cachoeira do Campo, realizando as gravações para um programa inédito sobre este distrito histórico de Ouro Preto e palco de importantes episódios da história de Minas Gerais.

Toledo e sua equipe foram recebidos pela AMIC – Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo, representada pelo presidente Rodrigo Gomes, o Diretor de Comunicação e Imprensa da AMIC e historiador Alex Bohrer e Nilson Almeida – Diretor de Eventos e Marketing da AMIC.

As gravações giraram em torno dos símbolos da histórica Cachoeira do Campo e suas curiosidades, as belezas naturais do Centro Dom Bosco e a culinária mineira.

Segundo a avaliação da AMIC, programas como o Viação Cipó, são importantes para mostrar aos telespectadores que Minas tem muitas riquezas culturais, ambientais e históricas que a mídia oficial não divulga e que são necessárias no processo de identificação do passado e das origens de nossa gente.

A produção do Viação Cipó prevê a exibição do programa entre os meses de julho e agosto de 2010. “É só ficarem atentos à programação!” como alerta o apresentador Otávio di Toledo.

26_05_2010 141 26_05_2010 094

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Rua Irmã Eunice Grossi

Por indicação da AMIC – Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo, com o apoio dos moradores e das diretorias da União de Ex-Aluno(a)s das Filhas de Maria Auxiliadora e do INSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Contando com o Projeto de Lei do Vereador Flávio Andrade, foi sancionada a Lei 554/2010, que dá a denominação a rua que encontra localizada no final da Rua Sete de Setembro e início da Rua Nossa Senhora Auxiliadora, á esquerda no sentido ao Palácio da Cachoeira.ir_eunice_grossi_thumb[2]

 

Neste ano de 2010, no dia 07 de março, fez-se memória aos dez anos do falecimento da Ir. Eunice Grossi, que em muito ajudou a comunidade cachoeirense, principalmente aos mais pobres. Na rua que agora leva seu nome, ajudou a construir casa aos desabrigados. Com a denominação da rua com seu nome, esperamos tomá-la sempre como exemplo de quem se dedicou ao próximo, a arte e a fé.

domingo, 23 de maio de 2010

24 DE MAIO - DIA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

A devoção de Nossa Senhora Auxiliadora tomou novo incremento na auxiliadora sp igreja Católica devido principalmente ao grande Santo dos nossos dias, São João Bosco, que deu a Deus e a Igreja duas congregações: A Pia Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos) e a das Filhas de Maria Auxiliadora, ambas destinadas à educação cristã da mocidade, e pregação do Reino de Deus entre os pagãos, à caridade de Cristo em suas diversas modalidades. Ambas trabalham e se santificam sob a égide de Maria Auxiliadora, a cuja intercessão São João Bosco atribuiu sua vocação sacerdotal e missionária, e cuja devoção legou às suas instituições como um penhor preciosíssimo e providencial de santificação e proteção divina.

A Festa de Nossa Senhora Auxiliadora é celebrada dia 24 de Maio, e entre os salesianos, todos os dias 24 de cada mês

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA AUXILIADORA

(Composta por São João Bosco)

1148486400 “Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja;

Tu, auxílio maravilhoso dos cristãos; Tu, terrível como exército ordenado em ordem de batalha

Tu, que só, destruíste toda heresia em todo o mundo: Ah! Nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e, na hora da morte, acolhe a nossa alma no Paraíso.

Amém.”

Nossa Senhora Auxiliadora, Rogai por nós!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

INSA – Celebra a Virgem Auxiliadora dos Cristãos, 24 de Maio

A comunidade do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora convida a toda a população de Cachoeira do Campo, e em especial os fiéis devotos da Virgem Auxiliadora, para a Celebração Eucarística em honra a sua padroeira. Dia 24 de Maio, segunda-feira, às 17 hs e 15 min, na capela do Colégio das Irmãs. Vamos celebrar juntos esta data.
023
Apoio Cultural: www,guiacachoeiradocampo.com.br

quinta-feira, 20 de maio de 2010

22 de Maio, DIA DE SANTA RITA

Uma das santas mais queridas do povo!

Sua festa é no dia 22 de maio. “Rita” é o diminutivo carinhoso de “Marguerita”, “Margarida”, isto é “Pérola”!SantaRitacomMoldura

O Sábio autor do Livro dos Provérbios disse que uma mulher santa vale mais do que uma preciosa pérola (Pr 3,15). Rita, santa jovem, esposa, viúva e religiosa de votos, é esta riqueza do Povo de Deus: uma santa mulher!

Ela nasceu em Roccaporena, aldeia da região de Cássia, na Itália. Teve uma infância segura, mas sofrida, pelas desavenças de seus pais. Queria ser freira, mas teve de fazer a vontade dos pais, que a constrangeram a se casar com um homem que lhes parecia um bom partido, mas era violento e brutal. Alguns dizem que teria sido até assaltante de estradas! Um dos milagres “impossíveis” de Rita foi conduzir a bom caminho o pai de seus filhos. Contudo, velhos inimigos, vendo que o lobo se convertera em cordeiro, o assassinaram.

Outro “impossível” diante de Rita: convencer seus dois filhos a não vingarem a morte do pai, mas perdoarem, conforme a doutrina de Cristo. Conseguiu, à força de carinho e de oração. Foi providencial esse perdão, porque ambos morreriam dentro de doze meses, e a piedosa mãe, coração valente, acompanhou-os à presença do Altíssimo Pai do Céu, com sua prece.

Acreditou, então, que poderia pedir ingresso no convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena. Foi recusada várias vezes, mas seu coração orante lhe dizia para insistir. Assim, foi admitida em 1407! Outro “impossível” se realizava: sua vocação de juventude!

Afinal religiosa, foi um modelo de caridade e oração. Tinha profunda compaixão com o Cristo sofrido e abatido na sua dolorosa Paixão. Por isso recebeu o dom místico da ferida de um espinho do crucifixo na testa. Esta ferida só se fechou depois de sua morte! Assim, não nos admiremos que a obscura freira tenha tido um enterro acompanhado de multidão! No entanto, ela só veio a ser inscrita no cânon dos santos em 1900!

A Comunidade do Tombadouro, no centro de Cachoeira do Campo, celebra em honra à sua padroeira Santa Rita, no próximo sábado, 22 de Maio, às 19:30h. Participe!

Santa Rita- Rogai por nós!

Apoio Cultural: www.guiacachoeiradocampo.com.br

terça-feira, 18 de maio de 2010

Hoje é o Dia Nacional de Combate a Violência Sexual Contra a Criança e ao Adolescente

18demaio_280x210 Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Os acusados, Paulo Helal e Dante de Bríto Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.
A Vitória daquela época era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.
Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.
Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

quinta-feira, 25 de março de 2010

AMIC COMPLETA DEZ ANOS HOJE!

No dia 25 de março, a AMIC - Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo - completou 10 anos de fundação. Nesse período, a associação sem fins lucrativos procurou divulgar, defender e preservar o patrimônio histórico e cultural de Cachoeira do Campo, além de incentivar manifestações de cunho cultural e promover a mobilização comunitária.

banneramic A história dessa entidade teve início através do “Projeto de Pesquisa, Divulgação e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Campo”, iniciado em 1996. Tal iniciativa tinha por objetivo estudar a história de Cachoeira do Campo, até então praticamente esquecida. O projeto, ainda em prática, atua principalmente nas escolas, através de um trabalho de educação patrimonial. Todavia, a AMIC só veio a existir, como instituição formalmente registrada, no ano de 2000.

Além deste projeto importante, de cunho sobretudo pedagógico, a AMIC promoveu outras ações nesses 10 anos de existência, por iniciativa própria ou através de parcerias diversas. Dentre estas ações, podemos destacar o apoio ao projeto “Mulheres de Fibra”, encabeçado por um grupo de mulheres da terra.

Com a finalidade de divulgar a memória de nosso distrito foi lançado, por ocasião das comemorações do Tricentenário de Cachoeira do Campo, no dia 20 de abril de 2001, um folder histórico e um cartão telefônico especial/comemorativo. O evento, aliás, foi coberto amplamente pela mídia mineira e brasileira.

No ano passado, a associação foi selecionada para participar da I Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizando quatro ações: o “Cachoeira nas Escolas”; uma audiência em prol da restauração da Capela das Dores; uma palestra sobre a história da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré; e a campanha de arrecadação de fotos e documentos (para criar um acervo digital de livre consulta).

A AMIC está participando de uma campanha de arrecadação de recursos, através de um “Livro de Ouro”, para a reforma da Capela de São Sebastião da Cruz dos Monges, cujo telhado desabou no final do ano passado. Já foram realizadas as obras necessárias de reforço da estrutura e colocação de nova cobertura, mas faltam as outras etapas: acabamento e revitalização da praça da capela. A AMIC também atuou intensamente das discussões e decisões em prol da restauração da Matriz de Nazaré, que neste ano finalmente será restaurada, concretizando antigo sonho.

Um dos objetivos mais sublimes da associação é a implantação de uma biblioteca comunitária. Esta utopia cada vez mais se torna realidade: apesar de não ter local definido para a instalação da biblioteca, várias pessoas e instituições têm doado material para a formação do acervo. Já com um número razoável de livros arrecadados, a campanha segue precisando sempre de sua colaboração, afinal este é um trabalho conjunto de toda comunidade.

Em 2005 a AMIC foi reconhecida, pelos trabalhos realizados, enquanto Utilidade Pública Municipal através da Lei nº 168/2005. No ano de 2009, distinguindo o poder público a importância das ações dessa entidade cachoeirense, a AMIC recebeu o título de associação de Utilidade Pública Estadual através da Lei nº 18.533/2009.

A AMIC está aberta para todos aqueles que queiram contribuir com a nossa terra, através da discussão de nossos problemas atuais ou através da pesquisa de nossa história. Caso tenha interesse em participar ou saber mais sobre a AMIC, visite o nosso blog www.amiccachoeira.blogspot.com ou entre em contato através do e-mail: amic.cachoeira@gmail.com.

Membros da AMIC

segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana Santa 2010: Cachoeira do Campo - MG

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

CF/2010 – Economia e vida: ”Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”

Programação:

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor” thumbs_php (Mt 21, 9)

De 20/03 à 26/03

19:00h – Setenário das Dores na Igreja Matriz

28/03 – Domingo de Ramos

07:30h – Benção e procissão de Ramos saindo da Capela do Bom Despacho e missa na Matriz.

19:00h – Missa na Matriz

29/03 – Segunda - Feira Santa

19:00h – Missa e Procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores para Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

30/03 – Terça-Feira Santa

19:00h – Missa e procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para a Capela do Senhor dos Passos (Santa Rita).

31/03 – Quarta-Feira Santa

19:00h – Missa. Em seguida, procissão e sermão do encontro na Praça Benedito Xavier.

01/04 – Quinta-Feira Santa

20h _ Missa vespertina da Santa Ceia do Senhor, cerimônia do lava-pés . Transladação do Santíssimo Sacramento e Adoração até à meia-noite.

02/04 – Sexta-Feira Santa

06:00h – Via sacra na rua. Concentração: Praça da Matriz.

15:00h – Ação Litúrgica e Adoração da cruz.

18:30h – Encenação da Paixão e Morte de Jesus, sermão do descendimento. Local: Praça da Matriz. Em seguida, procissão do Senhor Morto.

03/04 – Sábado Santo

22h – Celebração da Vigília Pascal

04/04 – Domingo da Ressurreição

07:30h – Missa e Procissão da Ressurreição

19:00h – Missa na Matriz

Notas:

CONFISSÕES

  • Conforme orientação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico não será realizada confissão comunitária
  • No Setor de Cachoeira de Campo será realizada a confissão individual na Igreja Matriz, de segunda a Quarta-feira, de 09:00h às 11:30h e de 15:00h às 17:00h.

OBSERVAÇÕES:

  • Pedimos aos fiéis que tragam vela para a celebração da Vigília Pascal e para as procissões;
  • Contaremos com a presença das irmãs da Congregação do Cenáculo e do Seminarista José Henrique;
  • Nossa Semana Santa será abrilhantada pelas Bandas: Banda Euterpe Cachoeirense, Sociedade Musical União Social, Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva;
  • Exorto a cada pessoa que se esforce por viver bem esta Semana de grande oração e reflexão da Paixão do Senhor. Que aprendamos com Ele a resignação e humildade do servo que foi obediente até a morte e morte de cruz;
  • Por intercessão de Nossa Senhora das Dores, fazemos chegar a Deus nossa prece de louvor e gratidão pelas pessoas que doaram um pouco de si para a realização desta semana santa. Deus derrame copiosas bênçãos sobre todos!

Aos paroquianos votos de Feliz Páscoa!

Pelo Conselho Paroquial de Pastoral

Pe. Oldair de Paulo Mateus – Pároco

Pe. Jean Lúcio de Souza- Vigário

segunda-feira, 8 de março de 2010

Parabéns Mulher!!!

História do 8 de março

91817485_7832 No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Nota: Nossas sinceras homenagens a todas da mulheres!!!

União de Ex-Alunos presta homenagem a Ir. Eunice Grossi

Na celebração Eucarística deste domingo, 07 de março, às 07 hs da manhã na capela do INSA (Colégio das Irmãs). Os Ex-aluno(a)s prestaram homenagem à Ir. Eunice Grossi, que na mesma data em 2000, faleceu em Belo Horizonte.Em sua fala o presidente de honra da União, Rodrigo Gomes, destacou o legado de fé e caridade deixados pela Ir. Eunice, destacando também, que desde de 2005, Ir. Eunice Grossi é a patrona da União de Cachoeira do Campo.

Em seguida, as ex-alunas entraram com um quadro com a foto de Ir. Eunice, que ficou do lado do altar durante toda a celebração. Neste retrato estava escrita uma sintese da vida da homenageada: “Na vida, na arte e na caridade, sempre o amor.”

Nestes dez anos da memória da morte de Ir. Eunice, seus valores e ensinamentos continuam vivos entre nós.

domingo, 7 de março de 2010

Ouro Preto já vive as emoções da Semana Santa

dsc08477 Durante a quaresma, celebração da Via-Sacra e liturgias penitenciais, a partir de temas quaresmais e da CF-2010, na Igreja-Matriz do Pilar e nas Capelas filiais, sempre as terças e quartas-feiras. Às sextas-feiras, Setenário das Dores de Maria
Dias 12, 19, 26 de Fevereiro, 05, 12, 19 e 26 de Março
Na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar – Setenário das Dores de Nossa Senhora, oficiado pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho, ilustre filho desta terra e bispo emérito da Diocese de Oliveira – MG.
- 1ª. dor: “A profecia de Simeão” (Lc 2,25-35) – Pregador: Pe. Luiz Carlos César Ferreira Carneiro
- 2ª. dor: “A fuga para o Egito” (Mt 2,13-14) – Pregador: Pe. Antônio Jesus Vieira
- 3ª. dor: “A perda do menino Jesus” (Lc 2,41-48) – Pregador: Pe. Luís Cláudio Vieira
- 4ª. dor: “O encontro no caminho do calvário” (Lc 23,26-29) – Pregador: Pe. Luizmar Rocha da Silva
- 5ª. dor: “Maria ao pé da cruz (Jo 19,25-27) – Pregador: Pe. Miguel Ângelo Fiorillo
- 6ª. dor: “Jesus é descido da cruz” (Lc 23, 50-53) – Pregador:  Pe. Jean Lúcio de Souza
- 7ª. dor: “Jesus é sepultado” (Jo 19,38-42) – Pregador: Pe. Oldair de Paulo Mateus
Dia 25 de março – Quinta-feira
Os Padres da Forania de Ouro Preto estarão em nossa comunidade paroquial, a partir das 19hs., em disponibilidade para o atendimento individual dos fiéis em confissão.   
Dia 26 de março – Sexta-feira das Dores
Encerramento do Setenário. Procissão do Depósito da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja Nossa Senhora das Mercês E Misericórdia. Canto da Antífona “Inflamatus” (Séc.XIX) – Coral e Orquestra Francisco Gomes da Rocha - Regência Alcindo Alves Filho. Participação da Corporação Musical Senhor Bom Jesus das Flores.
SÁBADO DOS PASSOS - Dia 27 de Março
“Pela vossa Santa cruz, remistes o mundo”
07h – Igreja Matriz do Pilar, Missa e celebração da Via-Sacra
10h – Solene Celebração Eucarística na Catedral De Mariana, presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana e concelebrada pelos padres da Arquidiocese de Mariana. Renovação da Consagração dos sacerdotes, preces pela unidade arquidiocesana e Bênção dos Santos Óleos dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Missas:

17h – Lar São Vicente de Paulo
18h – Igreja Senhor Bom Jesus de Matosinhos
19 horas - Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar – Após a celebração da Santa Missa e meditação feita pelo Revmo. Sr. Pe. José Eudes Campos do Nascimento sobre o “Julgamento de Jesus”, Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos para o Santuário Nossa Senhora Da Conceição. Canto da Antífona “Popule meus” (Séc. XVIII). Coral e Orquestra São Pio X - Regência Geraldo Magela Murta.  Participação da Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

sábado, 6 de março de 2010

Memória dos 10 anos do falecimento da Ir. Eunice Grossi

ir eunice grossi A União de Ex-Aluno(a)s das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas) convida aos cachoeirenses e região vizinha para a Celebração Eucarística em memória dos dez anos de falecimento de sua patrona, Ir. Eunice Grossi. A celebração acontecerá no próximo dia 07 de março, domingo, às 07:00 hs na Capela do Colégio das Irmãs.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Nosso agradecimento a Ir. Jussy Azevedo!!!

A Ir. Jussy Azevedo, Filha de Maria Auxiliadora (Salesiana), foi transferida do INSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora em Cachoeira do Campo – MG. Ir. Jussy, natural de Araguari – MG, chegou a Cachoeira em 1998, demonstrando muito zelo pela casa e principalmente promovendo a preservação das ruínas do Palácio de Campo dos Governadores da Capitania de Minas.

ir_jussy

A AMIC – Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo, através de seu presidente Rodrigo Gomes, quer deixar registrado o agradecimento pelo trabalho da Ir. Jussy e o compromisso, junto a direção daquela casa, de continuar lutando para manter viva a memória da história de Minas passada no Antigo Palácio. Obrigado Ir. Jussy e muita sorte na nova missão.

CNBB lança Campanha da Fraternidade na quarta-feira de cinzas

cartaz_cf2010b Organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, a Campanha da Fraternidade 2010 é ecumênica e convoca brasileiros a debater “economia e vida”

“Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.

Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade que será aberta em todo o Brasil na quarta-feira de cinzas, 17. A abertura nacional será em Brasília com uma coletiva de imprensa convocada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), responsável pela Campanha deste ano. A coletiva será às 14 horas, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília. À noite, os presidentes das cinco Igrejas membros do Conic presidirão uma celebração ecumênica no Santuário Dom Bosco, em Brasília, com a presença de fieis de todas as Igrejas cristãs. A celebração será às 19:30h.

Criada pela Igreja Católica em 1964, a Campanha da Fraternidade de 2010 será ecumênica, a exemplo do que ocorreu em 2000 e 2005. Neste ano as Igrejas do Conic propõem uma reflexão sobre o sistema econômico vigente no país, inspirada no versículo bíblico “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).

Para divulgar a Campanha foram produzidos cartazes, folders, DVDs além de um livro de 80 páginas, conhecido com o Texto Base, carro chefe de todos os materiais confeccionados. Ele traz todo o conteúdo que deverá ser refletido nas comunidades das Igrejas membros do Conic.

O Texto Base faz uma análise da economia do país e insiste que ela deve estar a serviço da vida. “A economia não é uma estrutura autônoma. Ela faz parte das prioridades políticas. As políticas econômicas e as instituições devem ser julgadas pela maneira delas protegerem ou minarem a vida e a dignidade da pessoa humana, sustentarem ou não as famílias e servirem ao bem comum de toda a sociedade”, diz o texto em seu parágrafo 26.

O Texto sugere também ações concretas a serem assumidas pelas comunidades como, por exemplo, a educação para a solidariedade e uma economia solidária com compromisso social.

A Campanha da Fraternidade é realizada durante toda a quaresma e, no Domingo de Ramos, 28 de março, será feita a Coleta da Solidariedade como gesto concreto da Campanha. Os valores arrecadados serão aplicados em projetos que visem a superação da exclusão social e econômica no país.

Fonte: CNBB