terça-feira, 1 de novembro de 2011

Assembleia Geral dos Ex-alunos da IMM - Cachoeira do Campo (MG) - 15 e 16 de outubro de 2011

91487

No dia 15 de outubro de 2011, às 8 horas, começaram a chegar membros das Uniões de Minas, Distrito Federal e Goiás, ao Retiro das Rosas em Cachoeira do Campo (MG) para mais uma Assembleia Geral Ordinária da Federação. Um delicioso café nos esperava. E pelas 9h 45min nos dirigimos para o salão de reuniões.

A vice-presidente Anna Edith Belico da Costa dirigiu a oração inicial, com o ofício da festa de Santa Teresa de Ávila. Nas preces lembramos o atuante ex-aluno José Thomáz da Costa, de Cachoeira do Campo, que estava ausente por motivo de doença.

A Presidente da Federação Ely Fonseca Dutra deu as boas vindas em nome da diretoria da Federação destacando os membros presentes do Conselho da Federação. Ela também apresentou a agenda para os dois dias de Assembleia.

Ir. Antonia Ponzzo Dutra, Delegada da Federação, fez a chamada das Uniões. Estavam presentes as Uniões de Anápolis, Belo Horizonte, Brasília, Cachoeira do Campo, Contagem, Ponte Nova e Silvânia. Foi entregue o calendário de atividades da Federação para 2012 comentado pela Ir. Antonia. A data da Assembleia será revista porque estava prevista para os dias das eleições.

A seguir, Ir. Antonia também passou as fotos da XV CNESB enquanto, Enice Fonseca Nahas, Secretária da federação, relatou o encontro, que este ano, teve a participação da Delegada Mundial Ir. Maritza Ortiz e da Presidente Confederal Carolina Fiorica. Enice falou: Ir. Maritza apresentou, no CNESB, o perfil da/do exaluna/o salesiana/o. A finalidade da Associação, prevista no primeiro Regulamento de 1908 é: Manter viva a memória dos anos passados no Oratório encorajando-se reciprocamente a perseverar nos bons princípios, inclusive na condição de mães de família; assistir moralmente as companheiras que se casam, na difícil tarefa de iniciar uma nova família; visitar as antigas companheiras quando enfermas e dar-lhes o apoio que necessitam. A Presidente Confederal Carolina Fiorica apresentou "Como animar as Uniões e Federações e sua Organização", destacando que cada associada/o deve: assumir na própria vida os valores salesianos, empenhar-se na promoção e educação da mulher, na defesa da família, promover a defesa dos direitos humanos e da paz, atualizar e cuidar da formação continuada dos associados, viver, promover e sustentar a solidariedade entre os membros da Associação e ser presença no território geográfico, colaborando com os organismos civis e eclesiásticos. O Dr. Sérgio Monello, Presidente nacional dos ex-alunos dos salesianos de Dom Bosco, fez uma palestra intitulada: "Unidos para crescer". A grande missão do/a ex-aluno/a é ser Igreja revestida do carisma que se traduz na alegria que se alimenta de santidade. O grande caminho do ex-aluno: fé, carisma, missão, ideal. Nossa missão cristã se funda numa ação marcada por uma espiritualidade especial. A formação cristã salesiana é indelével: deixa em nós marcas que jamais se apagarão.

Ely falou sobre a "Volta às Fontes" frisando a apresentação feita por Ir. Maritza da Identidade das Ex-alunas (os) das Filhas de Maria Auxiliadora. A Missão da/o ex-aluna/o: somos ex-alunos das FMA educados por princípios evangélicos do Bom Pastor do carisma salesiano. Queremos ser "as mãos no mundo com as raízes no coração", empenhando-nos no crescimento pessoal, espiritual e social que nos permite contribuir eficazmente na missão educativa das FMA, na promoção e educação da mulher, na defesa da vida, da família, da paz sem distinção de raça, língua ou religião.

91488

Rodrigo Gomes relatou o I Congresso Continental de Jovens Ex-alunos (as) Salesianos (as) 2011 em Ypacarai - Paraguai em outubro de 2011, cujo tema foi "juventude: Sentinelas do amanhã". A Presidente Confederal Carolina Fiorica deixou a mensagem: Jovens Salesianos, levem o carisma salesiano a humanidade e o leve como esperança. A Delegada Mundial Ir. Maritza Ortiz falou dos objetivos do Congresso: a) aprofundar o projeto de vida buscando maior comprometimento com a ação renovadora da Igreja; b) animar uma profunda conversão pastoral e eclesial a luz do Documento de Aparecida e da realidade da juventude de nossas uniões; c) determinar orientações que favoreçam a implantação de processos de um discipulado missionário; d) crescer no clima da família salesiana. Estes temas nortearam as ações e trabalhos em grupo. Ir. Maritza apresentou a Estreia do Reitor Mor para este ano: "Vem e verás". Deve acontecer a evangelização e a vocação, cuja primeira característica é o encontro. Devemos voltar a Dom Bosco: criar uma cultura vocacional, um ambiente da espiritualidade e alma salesiana; "amor e eucaristia". Padre Pablin Gonzales, Vigário Inspetorial da Inspetoria Salesiana do Paraguay, falou sobre o projeto pessoal de vida: Construindo um caminho de felicidade. "Que sonho Deus tem para mim? para que me chama Deus hoje?" Em que consiste ser ex-aluno hoje? Ser ex-aluno é uma opção, é uma missão. Vivência - espiritualidade - formação - crescimento. Assumir compromissos de vida em suas várias etapas e as causas da nossa Igreja.

Foi abordado o Documento de Aparecida no item sobre a juventude: reconhece a sua importância demográfica e seu potencial. São quatro qualidades juvenis: a sensibilidade, a generosidade, a potencialidade e missionariedade.

Ir. Antonia distribuiu o Estatuto para cada participante, aprovado na Assembleia de 2010 e que já recebeu o Parecer de Conformidade do Conselho Confederal.

Às 14h 15min foram retomadas as atividades com amigo secreto, sorteio de prendas e brincadeiras.

Ir. Antonia e Ely lembraram a quota anual que cada associado/a deve dar. É esta contribuição que nos torna Associados. Ir. Antonia pediu as biografias das ex-alunas que faleceram para o livro de memórias, como também o registro de atividades das Uniões.

Rodrigo comunicou a existência do site das/os ex-alunas/os: www.exalunosfma.com.br; www.uniaocachoeira.blogpot.com.

Ir. Mônica Maria Santana falou sobre o Sistema Preventivo de Educação, entregando um bom texto com uma breve biografia de Dom Bosco, o seu método preventivo em seus 10 pontos básicos. O Sistema Preventivo de Dom Bosco foi adaptado por Madre Mazzarello.

Às 18h 30min foi celebrada a Santa Missa na Capela do Retiro das Rosas, pelo Pe. Paulo Nobre, da Diocese de Mariana, com a participação de alguns hóspedes.

91492

No dia 16 de outubro às 8h 50 min foram retomadas as atividades da Assembleia com a oração da manhã dirigida pela União de Brasília.

Ir. Hélia Monteiro, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello, deu as boas vindas e invocou o Espírito Santo com a música Divina Fonte. Ela nos falou sobre São Francisco de Sales, santo no qual Dom Bosco se inspirou na fundação dos salesianos e salesianas. São Francisco de Sales foi um Bom Pastor e patrono dos jornalistas. Sua vida, baseada na doçura, humildade e mansidão o tornaram um grande humanista. Ir. Hélia apresentou num power point alguns dos pensamentos deste santo, sempre ligados à experiência do amor de Deus por nós.

Solange Abadia Araújo Galera, Conselheira da Federação, apresentou as Moções da IV Assembleia Mundial Eletiva, em Roma, em agosto de 2009. Após esta apresentação foram feitos grupos por Uniões para escolher três delas para os objetivos do Projeto da federação da Inspetoria Madre Mazzarello.

Foram tiradas as fotos de cada União e do grupo dos participantes desta Assembleia Geral Ordinária da Federação. A celebração da Santa Missa foi presidida pelo Monsenhor Celso Murilo Reis de Souza. Foi uma celebração festiva, vibrante e fervorosa. Nos agradecimentos destacamos: o trabalho e acolhida calorosa das Irmãs e de toda equipe do Retiro das Rosas, a presença da Ir. Hélia e de cada participante, a coordenação da Delegação Inspetorial, a atenção da presidente Ely Fonseca Dutra e a presença do monsenhor Celso, bem como das delegadas e presidentes das Uniões.

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - baseado na ata e nas falas da Enice Fonseca Nahas, Ely Fonseca Dutra, Rodrigo Gomes e Ir. Mônica Santana.

Fotos: Rodrigo Gomes

Cachoeira do campo, 16 de outubro de 2011

Um comentário:

Regininha Moreira disse...

Irmã Antonia, sou Regina, ex-aluna de Macaé. tenho acompanhado a União de Ex-Alunos Ir.Eunice Grossi e sinto-me orgulhosa desta homenagem a minha querida amiga Irmã Eunice.
Estamos organizando, aqui em macaé, um livro de depoimentos e fotos de ex-alunas do castelo das décadas de 60 e 70, quando só havia meninas matriculadas. Lembramos que a Irmã Eunice guardou muitas fotos dos nossos teatros. Gostariamos de ter algum contato com familiares dela para tentarmos conseguir alguma coisa da nossa época, se por acaso foi guardado. Queremos fazer um capitulo em homenagem a Irmã Eunice. Você pode nos ajudar nesta tarefa? Vamos torcer que nos 50 anos do Castelo , em 2013, você possa estar presente , afinal, temos muitas lembranças da sua presença entre nós. Um abração!