quarta-feira, 28 de julho de 2010

CNESB (Conferência Nacional de Ex-Alunas Salesianas FMA do Brasil) Campo Grande, 7 e 8 de julho de 2010.

Às 14horas do dia 7 de julho, em uma sala do Instituto São José, de Campo Grande, iniciamos a CNESB 2010, com a presença de todas delegadas FMA e Presidentes de ex-alunas das Federações Brasileiras. Também as Inspetoras Ir. Antonia Brioschi, de Campo Grande e Ir. Rosa Idália Pesca, do Rio de Janeiro e presidente da CIB, estavam presentes nesta CNESB. As delegadas presentes: Ir. Maria Luisa Panarotto - Manaus- Laura Vicuña, Ir. Maria Isabel Rabelo - Manaus - Santa Terezinha, Ir. Maria Brígida de Oliveira - Recife - Maria Auxiliadora, Ir. Othília Pires dos Santos - Campo Grande - Imaculada Auxliadora, Ir. Maria Ignez Bicudo Filha - Cuiabá - Nossa Senhora da Paz, Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Belo Horizonte - Madre Mazzarello, Ir. Cecília Jalil Fauza - São Paulo - Santa Catarina de Sena e Ir. Blondina Walchak - Porto Alegre - Nossa Senhora Aparecida. A Conselheira Confederal Sandra Carbonari Fernandes fez uma oração inicial baseada na oração de São Francisco e cedeu a palavra a Ir. Rosa Idália Pesca: "Hoje é o tempo favorável, cada momento devemos estar disponíveis para o que Deus tem a nos falar. Dom Bosco e Madre Mazzarello nos deram os valores que devemos compartilhar para que o mundo seja melhor". Ir. Antonia Brioschi deu as Boas vindas à Inspetoria Imaculada Auxiliadora de Campo Grande a todas e todos os presentes,dizendo:"Com o coração bem aberto recebemos vocês vindos de todas as partes do Brasil. Na liturgia de hoje Jesus chamou cada apóstolo. E aqui somos pessoas chamadas por Deus para uma missão. Deus nos chamou e nós respondemos presente e Ele conta com cada uma de nós. Somos continuadoras do carisma salesiano".
                 A seguir a Conselheira Confederal lembrou o projeto elaborado na CNESB de 2009 e enviado a todas as federações. É necessário que, em base dele, cada federação elabore o seu projeto. O objetivo geral dele é: "Fortalecimento da espiritualidade e fidelidade ao carisma salesiano na missão evangelizadora".                                                 
                  Sandra deu notícias do Encontro Continental de jovens ex-alunas salesianas que será em abril de 2011, no Paraguai, dias 21 a 24. O encontro preparatório deste ano, participado pela Sandra e uma ex-aluna jovem do colégio Santa Inês, foi muito bom. Sandra nos disse que precisamos fazer um esforço para enviar 30 jovens ex-alunos das nossas federações para este I Encontro Continental. Todas percebemos que é urgente o trabalho com os ex-alunos jovens para que tenhamos a continuação do nosso trabalho. A folha com o tema: Juventude Salesiana: sentinelas do amanhã" e a programação do I Encontro Continental de jovens Ex-alunas Salesianas foi entregue a cada delegada para que todas fizéssemos um trabalho intensivo para convocar os/as nossas ex-alunas para que participem da Associação, talvez de um jeito novo que iremos descobrindo em contato com eles.
                 O Cone Sul já faz uma Escola de Líderes para ex-alunos e ex-alunas SDB e FMA, comentou a Sandra. Conversamos sobre a participação de ex-alunos nossos nesta escola. Depois concluímos que seria melhor nos reunirmos para organizar uma Escola de Líderes para nossos ex-alunos e ex-alunas jovens, de acordo com nossa realidade brasileira.
                Recebemos uma tarefa: cada federação vai pesquisar meios e pessoas para organizar os cursos de liderança e mandar o material para Sandra em São Paulo, até o dia 30 de setembro. Após Encontro de Formação para delegados e delegadas de ex-alunas e Família Salesiana, nos dias 6 a 10 de outubro de 2010, nos reuniremos no colégio Santa Inês, no dia 11 de outubro, para sistematizar o trabalho das 9 federações brasileiras.
Foi abordado também o assunto do nosso Estatuto, estudado e elaborado nas CNESBs de 2004 e 2005, chegando a um consenso em 2006. Não existe uma Federação Brasileira e sim, 9 Federações Inspetoriais. Com base na plataforma vinda de Roma, 3ª Assembléia Confederal, cada Federação elaborará seu Estatuto e o enviará a Roma para que os revisores o analisem e ele seja aprovado pelo Conselho Confederal. Depois, cada Federação pode registrar ou não o seu Estatuto. Gessy Cardoso, presidente da Federação de Manaus, mostrou o Estatuto aprovado e registrado e expos a dificuldade e seriedade deste registro em cartório. Muitas das nossas delegadas e presidentes acharam conveniente não registrar em cartório. Assim cada Federação deve ter o seu estatuto baseado na Plataforma vinda do Centro e também o seu Regimento próprio.
                 Quanto à participação na CNESB, no artigo 71 do Estatuto, ele é constituído somente pelas Presidentes e Delegadas das Federações. A Conselheira Confederal emérita Lili Adad confirmou que quando foi fundada a CNESB a participação era restrita. Houve um pequeno debate e a conclusão foi que alguns membros do conselho da federação: presidente, vice-presidente, tesoureira e secretária, devidamente preparadas, poderiam participar da CNESB, sem direito ao voto.A próxima CNESB será em Brasília nos dias 21 a 23 ou 28 a 30 de outubro de 2011.
O XIII Encontro Nacional de Ex-alunas será em Recife, no mês de julho ou na semana que precede a Semana Santa no ano de 2013, isto para que possamos participar do evento em Nova Jerusalém. Ir. Brígida irá sondar a possibilidade desta participação.
A seguir várias federações apresentaram suas atividades do ano de 2009 e 2010. Foi rica esta apresentação e a partilha das atividades abriu horizontes para o comprometimento da/do ex-alun@ na Associação.
Sandra esclareceu também como deve ser feito para que o/a ex-aluno/a associado/a receba sua carteirinha: o pagamento da taxa é de 5 dólares. Cada Presidente e Delegada mandarão para a Itália os nomes dos/das associados/associadas com a taxa paga por cada um/uma. E nos anos seguintes se faz a renovação da carteirinha. Para a 5ª Assembléia Confederal somente o/a ex-aluno/a associado/a, mediante a apresentação da carteirinha, poderá participar da Assembléia.
                 Ficou combinado que a Sandra vai pedir à Ir. Maritza para trazer uma bandeira da Associação e cada Federação ajudará a pagar esta bandeira que acompanhará a Conselheira Confederal do Brasil. Cada Presidente e delegada deverão sondar na sua cidade o preço do disquete da logomarca para fazer a bandeira para que vejamos o que fica mais em conta e assim, cada Federação terá sua bandeira. 
                 No final da manhã do dia 8 fizemos a avaliação da CNESB. Espontaneamente cada participante foi dizendo: Partilha muito boa e a participação também. Estamos de parabéns porque estamos crescendo no relacionamento: cresceu a informação e a união. Quem está acompanhando desde a IV CNESB como a Ir.Maria Ignez, percebeu a caminhada. Ir. Rosa Idália disse: agradecer, parabenizar pela CNESB 2010, a caminhada que fizeram e estão fazendo. O ambiente é familiar e gostoso. A colocação da Lili Adad, que organizou a primeira CNESB, e nesta se faz presente para nos informar como surgiu a CNESB e quem devia participar.  Enfim, a CNESB cumpriu o que se propunha, o relacionamento foi muito fraterno e o clima de família também foi muito bom. Parabéns à Sandra e Ir. Cecília que estiveram à frente desta CNESB!

                              

Ir. Antonia Ponzzo Dutra - Delegada da Família Salesiana na Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte - 7 e 8 de julho de 2010.

Fotos: Rodrigo Gomes

Nenhum comentário: